Conmebol divulga datas e jogos de retomada das eliminatórias da Copa 2022

Brasil enfrenta Equador em Porto Alegre e Paraguai em Assunção em junho

A Copa do Mundo de 2022 está prevista para ocorrer no Catar
A Copa do Mundo de 2022 está prevista para ocorrer no Catar Foto: Kurt Schorrer/Divulgação/Fifa

Adalberto Leister Filho, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou as datas da retomada das eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar 2022. O calendário será retomado em junho, uma semana antes do início da Copa América. Haverá duas rodadas: em 3 e 4 de junho e 8 de junho. A Copa América, que terá Colômbia e Argentina como sede, terá início em 10 de junho.

Na retomada, o Brasil irá enfrentar o Equador no dia 4 de junho, em Porto Alegre. Quatro dias depois, enfrenta o Paraguai, em Assunção. Após quatro rodadas (a última disputada em novembro), a seleção brasileira lidera o classificatório com 12 pontos, seguida por Argentina (10) e Equador (9).

 

A Direção de Competições de Seleções da Conmebol ainda irá divulgar o protocolo sanitário para a realização das partidas.

A entidade havia suspendido a rodada das eliminatórias em março. Na época, países europeus pressionaram a Fifa para não liberar seus atletas com medo de contaminação para o novo coronavírus. Além disso, países como a Inglaterra, na época, obrigavam os viajantes que viessem da América do Sul que passassem por dez dias de quarentena, o que desfalcaria vários times.

Na América do Sul havia problemas adicionais. O governo da Colômbia havia vetado a presença da seleção brasileira, que enfrentaria o rival local em Barranquilla. Havia medo de contaminação com a cepa de Manaus.

Para a Copa América, a Conmebol irá promover a vacinação das seleções que disputarão o torneio. Também serão vacinados os times que disputam as competições sul-americanas. A iniciativa começou nesta quinta-feira, com a vacinação de clubes do Paraguai e Uruguai.

Mais Recentes da CNN