Conselheiro do premiê japonês diz que é incerto se Olimpíada pode ser realizada

Takeshi Niinami, conselheiro do premiê japonês, diz esperar que até março seja possível saber se Jogos são possíveis dentro do cronograma

Olimpíada de Tóquio seria realizada de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Agora, está prevista para de 23 de julho a 8 de agosto de 2021
Olimpíada de Tóquio seria realizada de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Agora, está prevista para de 23 de julho a 8 de agosto de 2021 Foto: Denis Balibouse - 24.mar.2020/ Reuters

Ouvir notícia

O chefe do grupo japonês de bebidas Suntory Holdings, que também é conselheiro do premiê japonês, disse, em entrevista à agência Reuters, que considera incerto se o Japão poderia sedia a Olimpíada de Tóquio em 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus, mas que o país deve fazer o possível para conseguir realizar o vento.

“Não tenho certeza se conseguiremos realizar as Olimpíadas de Tóquio ou não”, disse Takeshi Niinami, conselheiro do premiê Yoshihide Suga.

 

“Mas é uma grande mensagem para o mundo, devemos fazer todo o esforço”, acrescentou. Ele espera ser possível saber até o final de março se a realização do evento é possível.

O Japão inicialmente conseguiu evitar uma grande explosão de casos do novo coronavírus, mas as infecções têm aumentado constantemente.

O governo planeja expandir o estado de emergência declarado para a área de Tóquio na semana passada para mais sete prefeituras do país nesta quarta-feira (13). O cenário leva a pessimismo de alguns analistas sobre a possibilidade de realizar o evento esportivo global no meio do ano. 

77% dos japoneses defendem Jogos cancelados ou adiados

Uma pesquisa conduzida pela emissora pública japonesa NHK mostra que 77% dos entrevistados acreditam que as já atrasadas Olimpíadas de Tóquio 2020 deveriam ser canceladas ou adiadas ainda mais.

Cerca de 38% disseram que os Jogos deveriam ser totalmente cancelados e 39% acreditam que deveriam ser adiados pela segunda vez.

Apenas 16% dos entrevistados disseram acreditar que os Jogos devem acontecer neste verão.

A NHK conduziu a pesquisa de 9 a 11 de janeiro, telefonando aleatoriamente para pessoas com 18 anos ou mais. Um total de 1.278 pessoas responderam, ou 59% dos contatados. A pesquisa foi realizada usando Random Digit Dialing (RDD) – um método que faz chamadas aleatoriamente para telefones fixos e celulares.

Os resultados da pesquisa foram divulgados alguns dias depois de Tóquio e as prefeituras vizinhas serem colocadas em estado de emergência devido ao número crescente de infecções por Covid-19, que estão em seus níveis mais altos desde o início da pandemia.

* Com informações de Junko Ogura, da CNN; e Kevin Krolicki, da Reuters

Mais Recentes da CNN