Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Covid-19: Liga de Basquete Feminino cancela temporada deste ano

    Segundo o comunicado da LBF, a conclusão é que "ainda não há um nível de segurança ideal para que os jogos sejam realizados"

    Jogo da Liga de Basquete Feminino
    Jogo da Liga de Basquete Feminino Foto: LBF/Divulgação

    Lincoln Chaves, da Agência Brasil

    Ouvir notícia

    A Liga de Basquete Feminino (LBF) cancelou a edição 2020 do torneio. A decisão foi tomada pelas equipes e pela diretoria da competição, durante reunião por videoconferência realizada nesta terça-feira (23). A LBF teve início em 8 de março, mas foi paralisada seis dias depois, com apenas três jogos disputados, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As partidas estavam suspensas até o último sábado (20). 

    O presidente em exercício da Liga, Walter Ferreira, considerou determinante para a tomada de decisão o encontro virtual realizado na segunda-feira (22) com médicos da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Durante a conversa, os profissionais de saúde “colocaram com propriedade as inseguranças que poderiam haver nos jogos”, revelou o dirigente em depoimento ao site oficial da LBF.

    “Mês a mês, estávamos estudando as possibilidades de retorno. Procuramos preservar a integridade de nossas atletas e comissões técnicas. Com isso, a Liga e os clubes optaram por cancelar a temporada”, acrescentou Ferreira.

    A ideia era que as partidas, quando retomadas, ocorressem com portões fechados e fosse adotados os protocolos de prevenção à Covid-19. O torneio seria disputado em agosto em duas sedes, teria somente um turno e jogos únicos nos playoffs. 

    A conclusão, segundo o comunicado da LBF, é que “ainda não há um nível de segurança ideal para que os jogos sejam realizados”. Segundo o Ministério da Saúde, nesta terça-feira (23), o Brasil registrava 1.145.906 casos da doença e 52.645 mortes causadas por Covid-19.

    Assista e leia também:

    Coric se torna 2º tenista com Covid-19 após disputar torneio criado por Djokovic

    Conmebol confirma eliminatória sul-americana da Copa de 2022 para setembro

    Fluminense e Botafogo recorrem ao STJD para só jogarem em julho

    “Claro que não jogar um campeonato tão importante quanto a LBF não é algo que alguma atleta quer ou espera, mas com tudo que está acontecendo e esse cenário que estamos vivendo, com certeza foi a decisão mais sensata, assim como a suspensão temporária do campeonato há três meses”, disse Mariana Camargo, ala-armadora do Blumenau (SC) e presidente da Comissão de Atletas, em entrevista ao site oficial da liga.

    A temporada 2020, que seria a décima da LBF, reuniu oito equipes de quatro estados: Blumenau (SC), Ituano (SP), Sodiê Doces/LSB (RJ0, Pró-Esporte/Sorocaba (SP), Sampaio Corrêa (MA), Santo André/Apaba (SP), Sesi Araraquara (SP) e Vera Cruz Campinas (SP). O Sampaio é o atual campeão.

    Mais Recentes da CNN