Delegação paralímpica do Afeganistão chega a Tóquio e vai disputar os Jogos

Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli foram recebidos na Vila Olímpica neste sábado (28) e irão representar seu país

Zakia Khudadadi, atleta afegã
Zakia Khudadadi, atleta afegã Afghanistan NPC via IPC

Gabriel Fernedada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Depois de muitas dúvidas quanto a participação do Afeganistão nas Paralimpíadas 2020, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), anunciou que a delegação afegã chegou a Tóquio e irá participar do evento.

Segundo o presidente do comitê, Andrew Parsons, e o presidente do Conselho de Atletas, Chelsey Gotell, os competidores Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli foram recebidos na Vila Olímpica neste sábado (28).

Após o grupo Talibã assumir o controle do Afeganistão, do dia 15 de agosto, foi iniciada a evacuação do país. Zakia e Hossain passaram a última semana em Paris, no Instituto Nacional de Especialização e Desempenho Esportivo, e pegaram um vôo para o Japão na noite de sexta-feira (27).

 

Em comunicado, o IPC agradeceu o esforço coletivo que contribuiu para a participação dos atletas na Paraolimpíada.

“Graças aos esforços notáveis ​​de vários governos, o Centro de Esporte e Direitos Humanos, Direitos Humanos para Todos, o Comitê Paraolímpico Francês, a Associação Paraolímpica Britânica, Taekwondo Mundial, Zakia e Hossain estão agora em Tóquio para realizar seus sonhos, enviando uma forte mensagem de esperança para muitos outros ao redor do mundo.”

“Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com Zakia, Hossain e o Chef de Mission da equipe para garantir que eles recebam todo o cuidado e apoio de que precisam durante e após os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020”.

Zakia Khudadadi será a primeira mulher a participar das Paraolimpíadas pelo Afeganistão desde Atenas, em 2004. Ela participará das competições do parataekwondo, na categoria até 49 kg. Hossain Rasouli competirá no atletismo, na categoria T47 de 400m.

Mais Recentes da CNN