Diante do Santos, Palmeiras busca o primeiro título na história da Copinha

Equipe alviverde terá a vantagem de disputar a final em casa; rival tenta o quarto título do torneio

Com o Pacaembu em reforma, Palmeiras irá jogar em casa e ao lado de sua torcida
Com o Pacaembu em reforma, Palmeiras irá jogar em casa e ao lado de sua torcida Reprodução/ Palmeiras

Vinícius Tadeuda CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Como manda a tradição, neste 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, acontece a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Valendo o título, Palmeiras e Santos se enfrentarão nesta terça-feira, às 10h.  

Ao contrário do que costuma acontecer, desta vez o palco da grande final não será o estádio do Pacaembu, que passa por reformas. A Federação Paulista de Futebol (FPF) optou pela realização da partida no Allianz Parque, arena do Palmeiras. A definição chegou a gerar protestos por parte da equipe santista 

Disputada desde 1969, a Copa São Paulo é o maior torneio de base do futebol brasileiro, reunindo mais de 120 equipes.  

Vindo de uma vitória em um clássico contra o São Paulo por 1 a 0 na semifinal, o Palmeiras chega na decisão com a possibilidade de acabar com a escrita de jamais ter conquistado a Copinha. O alviverde não chegava à final da competição desde 2003, quando perdeu do Santo André nos pênaltis.  

Com a melhor campanha entre os finalistas, o time comandado pelo técnico Paulo Victor Gomes acumula sete vitórias e 25 gols marcados na competição. O destaque fica por conta do atacante Endrick, que com apenas 15 anos é o artilheiro do alviverde nesta edição da competição.  

A jovem promessa já balançou as redes por cinco vezes na Copinha deste ano, e foi o autor de um golaço de bicicleta na partida das quartas de final contra o Oeste. Na semifinal, ele entrou somente no segundo tempo.

Do outro lado, o Santos chega para a decisão somando seis vitórias e 17 gols marcados no campeonato. O alvinegro praiano foi o primeiro a garantir vaga na final, ao derrotar o América-MG por 3 a 0 na última sexta-feira (21) 

Conhecido por revelar grandes craques como Pelé e Neymar, o Santos tentará erguer o quarto troféu da Copinha — foi campeão em 1984, 2013 e 2014.  

O artilheiro da base santista é o atacante Lucas Barbosa, que marcou seis gols na competição. No entanto, o camisa 11 irá desfalcar a equipe na partida desta terça, já que foi suspenso após levar, na semifinal, o terceiro cartão amarelo no torneio.  

O confronto será realizado com torcida única — no caso, a do Palmeiras. O horário do jogo também foi antecipado da tarde para o período da manhã para evitar um possível conflito com torcedores do Corinthians, que vai enfrentar a Ferroviária às 21h, na Neo Química Arena, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.  

Mais Recentes da CNN