Diretor criativo das Olimpíadas de Tóquio se demite após comentário misógino 

Hiroshi Sasaki afirmou que comediante gorda poderia desempenhar papel de 'Olympig', junção das palavras em inglês 'olímpica' com 'porca

Hiroshi Sasaki, diretor criativo das Olimpíadas de Tóquio, se demitiu após comentário misógino
Hiroshi Sasaki, diretor criativo das Olimpíadas de Tóquio, se demitiu após comentário misógino Foto: Reuters

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Hiroshi Sasaki, diretor criativo das Olimpíadas de Tóquio responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos deste ano, renunciou ao cargo após ter feito um comentário depreciativo sobre uma popular artista japonesa.

Sasaki falou à sua equipe que a comediante Naomi Watanabe poderia desempenhar o papel de “Olympig” (junção de palavras em inglês “olímpico” com “porca”). A atriz é conhecida por ser uma mulher gorda e também por ser militante de movimentos body positive e body confidence (vertentes do feminismo para que as mulheres aceitem seu corpo).

“Houve uma expressão muito inadequada em minhas idéias e comentários”, disse Sasaki em um comunicado divulgado pelos organizadores dos Jogos na madrugada desta quinta-feira (18). “Peço desculpas sinceramente a ela e às pessoas que se sentiram desconfortáveis ??com tal conteúdo.”

Sasaki notificou a presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, na noite de quarta-feira, que deixaria o cargo.

Hashimoto e o CEO do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Toshiro Muto, planejam abordar o assunto em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, segundo os organizadores.

A renúncia de Sasaki acontece logo após da revista semanal Shukan Bunshun publicar suas declarações.

Essa é a segunda polêmica envolvendo mulheres nos Jogos Olímpicos. No mês passado, Yoshiro Mori renunciou ao cargo de presidente do comitê organizador após fazer uma declaração de que “mulheres falam demais”.

Mori, de 83 anos, ex-primeiro-ministro, foi substituído pela ex-atleta e atual política Hashimoto, que prometeu tornar a igualdade de gênero uma prioridade nos Jogos.

Sasaki foi nomeado chefe da equipe criativa em dezembro, numa tentativa de simplificar as cerimônias devido à pandemia de Covid-19.

As Olimpíadas estão programadas de 23 de julho a 8 de agosto e as Paraolimpíadas de 24 de agosto a 5 de setembro.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)

Mais Recentes da CNN