Em meio a crise, Rússia e Ucrânia vão se enfrentar em quadra pela Euro de futsal

Semi-final do torneio será disputada nesta sexta-feira (4); países vivem situação tensa diante de possibilidade de invasão militar russa

Seleção de futsal da Ucrânia chegou a semifinal da Euro após 17 anos ao vencer o Cazaquistão.
Seleção de futsal da Ucrânia chegou a semifinal da Euro após 17 anos ao vencer o Cazaquistão. UEFA / Reprodução

Léo Lopesda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Aqueles que acompanharam o noticiário político internacional das últimas semanas estão cientes da escalada na crise política envolvendo Rússia e Ucrânia. A tensão entre os países – diante de uma potencial invasão militar russa – vem aumentando por causa das dificuldades de resolução do conflito pela via diplomática.

Agora, a situação tensa será levada para dentro das quadras. A seleção da Rússia – que terá à disposição três jogadores brasileiros naturalizados – e a da Ucrânia vão se enfrentar em uma das semifinais pelo Campeonato Europeu de Futsal de 2022.

A partida vai acontecer na próxima sexta-feira (4), na arena Ziggo Dome, em Amsterdã, na Holanda, às 17h no horário local (13h, no horário de Brasília).

A Ucrânia volta a disputar uma semifinal da Euro de futsal após 17 anos. É a quarta vez na história que a seleção chega a esta altura do torneio.

Os ucranianos garantiram a vaga, na última segunda (31), ao arrancar uma vitória por 5 a 3 contra o favorito Cazaquistão.

“Vamos encontrar mais energia para o próximo jogo – há coisas que talvez só aconteçam uma vez na vida, por isso vamos ter de dar tudo”, disse Ihor Korsun, jogador da Ucrânia, ao final da partida.

Já a Rússia conseguiu chegar à semifinal da Euro, nesta terça (1), ao vencer por 3 a 1 a antiga república soviética Geórgia.

De acordo com a lista oficial disponível na página da Uefa para a partida, a Rússia contará com três jogadores brasileiros naturalizados russos: Nando, Robinho e Paulinho.

Os russos estão em uma campanha recorde, com dez vitórias acumuladas em sequência (incluindo os jogos classificatórios).

“Tivemos de deixar tudo na quadra, já que a Geórgia jogou muito bem. Foi extremamente duro”, disse o jogador Ivan Chishkala, da Rússia.

As seleções de futsal da Rússia e da Ucrânia já se enfrentaram em outras três ocasiões. Foram duas vitórias para Rússia, com oito gols marcados, contra uma vitória ucraniana, que acumulou cinco gols.

Quem vencer o confronto terá pela frente o ganhador da partida ibérica entre Portugal e Espanha.

A Espanha chegou à semi após uma vitória fácil por 5 a 1 contra a Eslováquia, nesta terça (1).

Já a seleção de Portugal, que é a atual detentora do troféu da Euro e foi campeã mundial em 2021, carimbou a vaga nas semifinais em uma vitória suada por 3 a 2 contra a Finlândia, na segunda-feira.

“Já sabíamos que seria um jogo difícil. A Finlândia é muito forte fisicamente e joga muito bem”, disse o jogador de Portugal, Bruno Coelho.

Os portugueses estão há 31 jogos oficiais sem saber o que é perder. A última derrota foi para a Argentina, na semifinal do mundial de 2016.

A final da Euro de futsal de 2022 acontece no próximo domingo (6).

Mais Recentes da CNN