Em momento raro, público acompanha prova de ciclismo nas Olimpíadas de 2020

Prova de estrada terminou no circuito Autódromo de Fuji, na prefeitura de Shizuoka – uma das três no país que terão espectadores durante as competições

Emiko Jozuka, Blake Essig e Daishi Kusunoki, da CNN

Ouvir notícia

Quinhentos espectadores empolgados se reuniram neste sábado (24) em um dos raros mirantes públicos do Japão na prefeitura de Shizuoka para assistir à corrida masculina de ciclismo nas Olimpíadas de 2020.

“Tóquio foi escolhida para sediar as Olimpíadas. Mesmo que os Jogos tenham atrasado um ano e estejam sendo realizados em circunstâncias muito difíceis, sem espectadores, como japonês, sinto orgulho de os Jogos estarem acontecendo”, disse Joji Matsubara, residente de Shizuoka e espectador local, à CNN.

Matsubara, que disse ter tido sorte de conseguir um ingresso para o evento de exibição pública, entre 2.000 outros interessados, estava ansioso para assistir à corrida de rua.

A corrida começou com os atletas largando no Parque Musashinonomori de Tóquio, pedalando pelas prefeituras de Kanagawa e Yamanashi e até a linha de chegada no Autódrimo Internacional de Fuji, em Oyama, na prefeitura de Shizuoka, que fica a cerca de 2 horas de Tóquio.

O autódromo de Fuji permitiu que 10.000 torcedores testemunhem a última parte da corrida e é um dos poucos eventos abertos ao público no Japão.

Atualmente, os espectadores podem entrar em menos de 12% das instalações olímpicas durante os Jogos – apenas 5 do total de 42 instalações olímpicas no Japão serão abertas aos fãs. 

As instalações de Tóquio e quatro prefeituras – Chiba, Kanagawa, Saitama e Fukushima – não terão espectadores durante as competições olímpicas.

As prefeituras de Miyagi, Ibaraki e Shizuoka, com um total de cinco locais, podem ser ocupadas até 50% da capacidade com um máximo de 10.000 espectadores.

Fãs acompanham a cerimônia de medalha do ciclismo masculino em Shizuoka
Fãs acompanham a cerimônia de medalha do ciclismo masculino em Shizuoka
Foto: Michael Steele – 24.jul.2021/Getty Images

 

Na prefeitura de Shizuoka, apenas três centros de competição organizaram locais de exibição pública para a corrida de ciclismo de estrada.

“Queríamos convidar mais pessoas para ver Shizuoka e ver a corrida de rua, mas tivemos que recusar muitos candidatos devido à pandemia e manter este um evento muito local”, disse Rie Watanabe, um funcionário da prefeitura de Oyama na província de Shizuoka.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)

Mais Recentes da CNN