‘Esses garotos não vão parar’: após título, técnico do Liverpool mira recorde

O treinador alemão Jurgen Klopp afirmou à CNN que planeja para os próximos anos fortalecer laços do clube com a cidade

Técnico do Liverppol, Jurgen Klopp afirmou que seus jogadores lutarão para bater o recorde histórico de pontos da Premire League
Técnico do Liverppol, Jurgen Klopp afirmou que seus jogadores lutarão para bater o recorde histórico de pontos da Premire League Foto: Dylan Martinez-7.dez.2019-Reuters

Ben Church and Darren Lewis, da CNN

Ouvir notícia

O técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, afirma que seus jogadores não irão descansar em seu objetivo de alcançar o recorde histórico de pontos da Premier League, apesar de alcançar o primeiro título do clube na competição em 30 anos na quinta-feira (25).

O alemão, empurrado pela comemoração da tão aguardada conquista, diz que a marca atual de 100 pontos, obtida pelo Manchester City, está ao alcance do seu time, mas pondera que a lista congestionada de partidas pendentes de disputa tornam este objetivo particularmente desafiador. Os Reds alcançaram 86 pontos até agora, faltando sete jogos para tentarem quebrar o recorde — todos serão disputados em um período de 25 dias.

“É incrivelmente difícil, então com certeza nós teremos que fazer mudanças e nós teremos que ter sorte em tudo”, disse Klopp à CNN. “Esses meninos não vão parar de colocar a alma na disputa, 100%. Eles veem a possibilidade do recorde de pontos. Para mim, como técnico, meu emprego é garantir que nós passemos por esse período sem grandes problemas”, disse.

Humildade

Os torcedores do Liverpool, aliviados que a agonia da espera finalmente acabou, deveriam estar animados para o que o clube tem pela frente, prevê Klopp. O técnico, de 53 anos, afirma que quer fazer de Anfield uma fortaleza para os anos à frente e aprimorar aquele que já é um dos melhores times que já jogaram no campeonato.

O Liverpool está a apenas um título de igualar seu maior rival, o Manchester United, em 20 títulos da liga, mas Klopp insiste que seu foco nunca foi sobre outros clubes. “Para mim, é importante que nós melhores e, para mim, é importante que mostremos consistência e ainda, para mim, é importante que ninguém queira jogar contra a gente”, argumenta.

“Eu quero criar atmosferas junto com os nossos apoiadores, aquelas que você possa contar para os seus netos. Eu quero um jeito específico de jogar futebol que é emocional, que é rápido, que é cheio de ação”, coloca. “Se você permanecer humilde e pronto para melhorar, então nós temos temos chance de ganhar mais medalhas, mas apenas uma chance, porque os outros times continuam lá”.

Assista e leia também:

Após jejum de 30 anos, Liverpool conquista título inglês

Campeonato Brasileiro pode começar no início de agosto se tiver aval da Saúde

Celebrações

Klopp e os jogadores do Liverpool celebraram a conquista deles juntos enquanto assistiram o Chelsea bater o Manchester City — dando-lhes, portanto, o troféu — em um resort de golfe na cidade. O apito final foi comemorado por cenas de festa, como jogadores e treinadores dançando até as primeiras horas da manhã.

Um emotivo Klopp, que não conseguiu passar as primeiras entrevistas sem chorar, confirmou que todos os presentes estão na mesma bolha social e disse que era importante compartilhar uma ocasião tão relevante. “Eu penso que nós tomos teríamos nos arrependido, se, no futuro, a nossa lembrança fosse ‘eu esrava lá sentado no meu quarto’ e ‘eu sentei assistindo a televisão'”, acrescentou.

“Foi excepcional para as nossas vidas e por isso eu pensei que faria sentido que vivessemos isso juntos”.

População

A habilidade de Jurgen Klopp em criar uma cultura de excitação local em torno do clube é legado do trabalho que ele fez desde que chegou em 2015 e nada ia parar os torcedores do Liverpool de comemorarem seu título

Fãs ignoraram os alertas da polícia e se aglomeraram do lado de fora do Anfield Stadium na quinta-feira (25), detonando chamas, fogos de artifício e brindando o fim da longa espera. “Estar aqui, nesse clube, onde futebol significa praticamente tudo para as pessoas é obviamente grande”, disse Klopp.

“A forma como as pessoas nesse clube, nessa cidade e nossos torcedores em geral, lidam com as dificuldades da vida é fundamental. Quão pacientes eles foram ao longo dos anos. Talvez não sempre, mas desde que nós estamos aqui eles foram muito pacientes e comemoraram todos os passos que nós demos”, disse.

“Eles viram o desenvolvimento, estavam feliz com o desenvolvimento, nos deram tempo e é por isso que nós estamos aqui. Isso é o que tornou realmente especial”.

(Texto traduzido. Leia o original, em inglês).

Mais Recentes da CNN