Ferj autoriza retomada imediata dos treinos para clubes do Campeonato Carioca

A competiçaõ foi suspensa a duas rodadas do fim da Taça Rio

O atacante Caio Paulista em treino do Fluminense
O atacante Caio Paulista em treino do Fluminense Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC (17.fev.2020)

Stéfano Salles,

da CNN, no Rio

Ouvir notícia

O Campeonato Carioca ainda não tem data para voltar, mas a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) liberou neste domingo (3) a retomada dos treinamentos das equipes.

A decisão está publicada em resolução da presidência da entidade, assinada por Rubens Lopes, e entra em vigor de imediato. A competição foi suspensa a duas rodadas do fim da Taça Rio, o segundo turno. O primeiro turno, a Taça Guanabara, teve o Flamengo como campeão. 

A decisão determina que os clubes não promovam eventos, aglomerações e nada com presença de público, em obediência ao decreto estadual. E exige o cumprimento do protocolo médico “Jogo Seguro”, antecipado pela CNN e elaborado por representantes médicos dos clubes, com a consultoria de infectologistas. 

Leia também:

Ferj planeja volta do futebol com vestiários fechados e sem ônibus de delegação

O protocolo determina a realização de testes rápidos em todos os jogadores, além de comissões técnicas e de todo o staff. Faz orientações sobre transportes, determinando que os atletas cheguem para as atividades sozinhos, em seus carros particulares, e que levem seu material esportivo para o treino e, depois, para casa, para lavá-lo, e diversas outras indicações.

A decisão da Ferj está de acordo com decisão da CBF que, no dia 28 de março, definiu, após reunião com a Comissão Nacional de Clubes, que cada clube poderia retomar as atividades, avaliando o cenário, após o período de férias coletivas dos atletas, encerrado em 30 de abril. 

Caso não haja retomada da competição, possibilidade descartada pela Ferj, o campeão seria o Fluminense. Embora o Flamengo tenha vencido o primeiro turno, o regulamento determina que, nesses casos, o título ficaria com o clube que somou mais pontos nos dois turnos (24 a 22).

Em Porto Alegre, os treinos da Inter e do Grêmio devem ser retomados nesta semana também. 

Mais Recentes da CNN