Fórmula 1 abandona o arco-íris e reforma diretrizes do #WeRaceAsOne

Novos pilares da iniciativa social da modalidade são sustentabilidade, diversidade e comunidade

Carro com o símbolo do arco-íris que representou a iniciativa em 2020
Carro com o símbolo do arco-íris que representou a iniciativa em 2020 Foto: Reprodução/F1

Luana Franzão*,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Em 2020, a Fórmula 1 lançou a campanha #WeRaceAsOne (Corremos Como Um Só, em tradução livre), com a intenção de reforçar ideias de diversidade e igualdade nas pistas. A estreia da iniciativa veio no mês de junho, após corredores como Lewis Hamilton liderarem atitudes contra o racismo e em apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

De acordo com uma nota lançada pela Fórmula 1 nesta quarta-feira (10), a iniciativa havia sido criada para combater em duas frentes: a Covid-19 e a desigualdade. Ao longo da temporada, homenagens a vítimas da Covid-19 e protestos contra o racismo, que causaram polêmicas pois nem todos os pilotos se uniram ao movimento.

O arco-íris era usado como “um símbolo da união de todas as comunidades” de acordo com a entidade, mas deixará de ser usado em 2021, devido às mudanças no programa.

Os três focos da campanha neste ano serão: Sustentabilidade, Diversidade e inclusão e Comunidade. Alguns dos projetos que devem ser realizados como forma de alcançar o objetivo são o apoio a corredoras mulheres e ajudar pessoas de minorias a subir nas categorias da modalidade, zerar a emissão de carbono até 2030 e investimentos em pesquisas.

“Os eventos recentes reforçaram a importância destes problemas e a necessidade para acelerarmos e tomarmos mais iniciativas para tornar o nosso esporte melhor, abrir mais oportunidades e ter um impacto positivo no mundo em que vivemos”, disse a Fórmula 1 na nota.

Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, também comentou o assunto. “Nosso compromisso através de palavras em enfrentar problemas como a sustentabilidade e a diversidade no nosso esporte é importante, mas é pelas nossas ações que seremos julgados. Fizemos um bom progresso em nossos planos ambientais e vocês cerão ações potentes sendo executadas neste ano em todos os pilares do We Race As One”.

A temporada da Fórmula 1 de 2021 deve ter início em 21 de março.

 

Tópicos

Mais Recentes da CNN