Gestão do Maracanã anuncia período de pausa do estádio para cuidado do gramado

Campo sofre com volume de jogos e condições climáticas desta época do ano, informou a administração do estádio

Estádio do Maracanã na final da Copa América
Estádio do Maracanã na final da Copa América Foto: Wagner Meier/Getty Images

Giovanna Galvani, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A administração do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, anunciou um período de pausa de 18 dias, de 13 a 30 de agosto de 2021, para melhorar as condições do gramado a fim de poder sediar jogos o suficiente para concluir a temporada.

Em nota, a gestão do estádio afirmou que a suspensão dos jogos foi acordada com o Flamengo e o Fluminense, e que “o volume de jogos […] com o bom desempenho [dos dois times] nas três competições que disputam simultaneamente” fez com que o período de manutenção fosse adiantado.

“O Maracanã é um dos três estádios mais utilizados do Brasil”, diz o informe. “Até o momento foram 43 jogos somente em 2021, o que equivale quase ao número de jogos de uma temporada inteira da Europa”.

Entre as atividades citadas, estão a descompactação de todo o gramado, raspagem das linhas de marcação do campo, correção do micronivelamento, aplicação de fertilização foliar, calcário, adubação granular, entre outros. 

O gramado deverá ser preparado para o que a administração chamou de “problemas típicos desta época do ano”, como pouca incidência da luz solar, chuvas e temperaturas mais baixas. A partir de setembro, é esperado que o campo comece a contar com condições climáticas mais favoráveis para oferecer aos clubes “melhores condições na fase decisiva das competições em curso”.

Para 2022, é esperada uma troca do gramado para grama híbrida, seguind padrões vistos em estádios europeus. A mudança está atualmente na fase de estudos.

Mais Recentes da CNN