Japão e EUA vencem e já abrem vantagem na briga por vagas na final do softbol

Favoritos ao ouro são as únicas seleções com dois triunfos na Olimpíada

Leandro Silveira, colaboração para a CNN

Ouvir notícia

Únicas seleções que já conquistaram medalhas de ouro no softbol na história dos Jogos Olímpicos, Japão e Estados Unidos encaminharam nesta quarta-feira a classificação para disputarem o título da modalidade na edição de Tóquio do evento. Afinal, fecharam a segunda rodada da primeira fase como as únicas equipes com duas vitórias. 

 A quinta-feira também ficou marcada pelo fim da passagem do softbol por Fukushima, pois agora os próximos compromissos da competição estão marcados para Yokohama. E, nessa despedida, os Estados Unidos derrotaram o Canadá por 1 a 0, enquanto o Japão fez 3 a 2 no México. No outro jogo do dia, a Austrália superou a Itália por 1 a 0. 

Mas o que mais chamou a atenção foi que, embora confirmando o favoritismo, Estados Unidos e Japão sofreram. As americanas, donas de três ouros olímpicos, até podem justificar o resultado com o fato de ter encarado uma rival que também ganhou na estreia. Mas as japonesas, campeãs na edição anterior do softbol na Olimpíada, em 2008, foram surpreendidas pelas mexicanas e precisaram de entrada-extra para ganhar.

No softbol, as seis seleções participantes se enfrentam em um hexagonal, com os dois primeiros se enfrentando pela medalha de ouro. Já o terceiro e quarto colocados dessa etapa classificatória vão duelar pelo bronze. Essas posições são ocupadas por Austrália e Canadá, com um triunfo cada.

Após ficar duas edições fora do programa olímpico, o softbol retornou agora em Tóquio, mas já não estará presente em Paris-2024. O esporte atraiu a atenção do público antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas, mas agora, até a definição do campeão, na próxima terça-feira, terá a concorrência das demais modalidades. A terceira rodada será disputada no sábado no horário japonês.

 

Mais Recentes da CNN