Japão vacina cerca de 200 atletas olímpicos nesta terça (1º)

País deu início à imunização dos competidores com doses de vacina doadas pelo Comitê Olímpico Internacional, em acordo com a Pfizer

Comitê Olímpico Japonês anunciou vacinação dos primeiros 200 atletas e pessoas ligadas às Olimpíadas
Comitê Olímpico Japonês anunciou vacinação dos primeiros 200 atletas e pessoas ligadas às Olimpíadas Foto: REUTERS/Issei Kato

Reuters

Ouvir notícia

Autoridades do Comitê Olímpico Japonês disseram que cerca de 200 atletas e pessoas ligadas à Olimpíada de Tóquio foram vacinadas contra o novo coronavírus nesta terça-feira (1º).

“Ouvi que alguns dos atletas que foram vacinados disseram que agora podem se sentir realmente seguros quando treinarem ou competirem”, disse Mitsugi Ogata, vice-chefe de Missão da Delegação Japonesa para Tóquio 2020, após encerrar o primeiro dia de vacinação da delegação olímpica do país.

Ogata não revelou quais atletas ou times foram vacinados citando questões de privacidade. Ele disse ainda que as vacinações serão feitas de forma voluntária e os atletas, inoculados ou não, serão tratados de forma igualitária.

Embora a maioria da população do Japão ainda não tenha sido vacinada, o Comitê Olímpico Japonês imunizará cerca de 1.600 pessoas, incluindo atletas e treinadores, com doses da vacina da Pfizer que foram doadas pela farmacêutica separadamente do fornecimento nacional de vacinas.

Até o momento, apenas cerca de 3% da população do Japão foi totalmente vacinada.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse que uma porcentagem dos 10.500 atletas esperados seriam vacinados ao chegarem no Japão, mas pediu aos atletas olímpicos que tomem as vacinas, se puderem, em seus países antes de viajarem para a competição. 

Os árbitros, intérpretes e outras pessoas que estarão em contato próximo com os atletas também devem ser testados antes e depois da chegada ao país.

A Olimpíada de Tóquio está programada para começar em 23 de julho.

Mais Recentes da CNN