Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Medalhistas de ouro do Japão enfrentam ira de torcedores chineses na internet

    Trolls do gigante asiático invadem redes sociais de atletas como Daiki Hashimoto, Mima Ito e Jun Mizutani e enviam comentários ofensivos após vitórias nos Jogos

    Japonês Daiki Hashimoto celebra conquista da medalha de ouro na ginástica
    Japonês Daiki Hashimoto celebra conquista da medalha de ouro na ginástica Foto: Natacha Pisarenko - 28.jul.2021/AP

    Ben Wescott e Nectar Gan, da CNN

    Ouvir notícia

    Alguns dos atletas do Japão que derrotaram a equipe da China nas Olimpíadas de 2020 foram alvo de uma enxurrada de xingamentos e ataques em suas contas nas redes sociais por parte de torcedores chineses.

    Na quarta-feira (28), o japonês Daiki Hashimoto conquistou o ouro na final da ginástica artística geral individual, derrotando o chinês Xiao Ruoteng por 0,4 pontos. Com apenas 19 anos, Hashimoto é o ginasta mais jovem do mundo a ganhar essa medalha.

    Enquanto o Japão celebrava sua vitória, alguns na China questionaram o resultado e acusaram os juízes de favoritismo em relação ao Japão, ao aumentar a pontuação de Hashimoto no salto.

    A raiva, primeiro disparada nas redes sociais chinesas, logo se espalhou para plataformas normalmente censuradas pelo grande firewall do país. Trolls chineses contornaram a censura e atacaram a conta de Hashimoto no Instagram, inundando seu feed com comentários raivosos e marcando-o em postagens com insultos.

    Muitos o chamaram de “humilhação nacional” do Japão, outros o acusaram de roubar a medalha de ouro da China. Alguns até o marcaram em fotos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.

    Hashimoto mais tarde mudou suas configurações de privacidade no Instagram, proibindo-se de ser marcado, mas comentários raivosos continuaram aparecendo em suas postagens.

    Após a polêmica, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou um comunicado na quinta-feira (29) explicando a pontuação do salto de Hashimoto, incluindo uma lista detalhada das imperfeições.

    “A FIG pode avaliar que a pontuação de 14,7 obtida por Hashimoto neste aparelho está correta em relação ao Código de Pontuação, assim como a classificação final”, concluiu o comunicado.

    Daiki Hashimoto (Japão) venceu final individual geral da ginástica masculina
    Daiki Hashimoto (Japão) foi o vencedor da final individual geral da ginástica masculina das Olimpíadas
    Foto: Natacha Pisarenko – 28.jul.2021/AP

    A raiva dos chineses contra Hashimoto seguiu-se aos  ataques a Mima Ito e Jun Mizutani, dupla japonesa de tênis de mesa que derrotou por pouco a seleção chinesa e conquistou a primeira medalha de ouro em duplas mistas na segunda-feira (26).

    Os ataques são uma expressão extrema da crescente onda de ultranacionalismo que varreu as mídias sociais chinesas nos últimos anos, o que silenciou muitas vozes liberais e moderadas. Alguns internautas chineses tentaram pedir o fim do abuso online, mas também foram atacados.

    Atualmente, a China lidera o quadro geral de medalhas com 18 ouros, seguida pelo Japão – os anfitriões conquistaram 17 ouros até agora. Os EUA estão em terceiro lugar, com 14 ouros.

    (Texto traduzido; leia o original em inglês)

    Mais Recentes da CNN