NFL planeja tocar ‘hino nacional negro’ ao retomar partidas em setembro

Liga de futebol americano pretende executar a canção 'Lift Every Voice and Sing' antes do hino nacional dos EUA nos jogos da primeira rodada da temporada

Jogadores do Buffalo Bills se ajoelham durante o hino dos EUA em partida contra o Denver Broncos em setembro de 2017; liga planeja tocar música considerada 'hino nacional negro'
Jogadores do Buffalo Bills se ajoelham durante o hino dos EUA em partida contra o Denver Broncos em setembro de 2017; liga planeja tocar música considerada 'hino nacional negro' Foto: Reuters

Jabari Jackson e Jill Martin, da CNN

Ouvir notícia

A NFL, liga de futebol americano dos EUA, planeja tocar a música “Lift Every Voice and Sing” – conhecida como hino nacional negro – antes de cada jogo na primeira semana da temporada, disse uma fonte familiarizada com as discussões da liga à CNN na quinta-feira (2). A notícia foi antecipada pelo site The Undefeated, que pertence à ESPN.

Segundo a fonte, “Lift Every Voice and Sing” será tocada antes do hino nacional dos Estados Unidos. A medida deve valer a partir do primeiro jogo da temporada, que será televisionado em 10 de setembro, quando os atuais campeões do Super Bowl, o Kansas City Chiefs, receberão o Houston Texans.

A música também será tocada durante os demais jogos da semana 1 da NFL, no domingo à tarde, durante o Sunday Night Football e nos dois jogos que serão exibidos nos EUA pela ESPN na segunda à noite, disse a fonte.

Além disso, a liga está trabalhando em colaboração com os jogadores para reconhecer vítimas de racismo sistêmico ao longo da temporada.

Assista e leia também:

NFL anuncia que investirá US$ 250 milhões em 10 anos para combater o racismo

Trump diz que não assistirá NFL e futebol caso jogadores ajoelhem durante hino

Entre os itens que estão sendo discutidos com os atletas, estão adicionar nomes de vítimas em adesivos nos capacetes ou nas camisas, além da entrega de folhetos educacionais e com histórias de discriminação.

“Lift Every Voice and Sing” foi escrito como poema por James Weldon Johnson, de acordo com o site da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP, em inglês). O irmão de Johnson, John Rosamond Johnson, transformou o poema em música em 1899.

A canção foi apresentada pela primeira vez em 1900 por um coral na Escola Stanton em Jacksonville, Flórida, onde havia segregação de alunos. James Weldon Johnson era diretor da escola e a execução da música fez parte de uma celebração do aniversário do ex-presidente Abraham Lincoln.

(Texto traduzido, clique aqui para ler, em inglês)

Mais Recentes da CNN