Olimpíadas: Atleta russa desmaia em prova de tiro com arco por causa do calor

Comitê Olímpico Russo diz que arqueira Svetlana Gomboeva se recupera de insolação; Jogos Olímpicos de 2020 devem ser os mais quentes em décadas

Radina Gigova*, da CNN

Ouvir notícia

A arqueira russa Svetlana Gomboeva desmaiou nesta sexta-feira (23) por causa do calor em Tóquio durante a prova de tiro com arco nas Olimpíadas de 2020. A atleta passou mal logo depois de disparar a última flecha e, segundo sua equipe, está se recuperando de insolação. 

Gomboeva foi atendida por médicos após desmaiar, que usaram bolsas de gelo para amenizar a temperatura corporal da atleta. Em comunicado, o Comitê Olímpico Russo afirmou que ela continuará competindo em uma data posterior. “Tudo está normal. Ela está se sentindo bem”, afirma a equipe.

A atleta da Rússia passou mal enquanto realizava a prova em um calor de 33°C. As Olimpíadas de Tóquio devem ser um dos Jogos de Verão mais quentes em décadas – a média de temperatura deve ficar na casa dos 30°C no período.

No início de 2019, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu e abordou algumas das preocupações com o clima quente, movendo a maratona e vários eventos ao ar livre para a cidade de Sapporo – que está localizada a cerca de 800 km ao norte de Tóquio. No entanto, as temperaturas em Sapporo podem atingir máximas de 31°C na próxima semana, segundo a previsão do tempo.

Gomboeva está representando o Comitê Olímpico Russo. Os atletas russos não competem com seu nome nacional nos Jogos de Tóquio devido a sanções em razão de doping. A equipe oficial russa foi proibida de participar das Olimpíadas de 2020 pela Agência Mundial Antidoping (WADA) por não passar nas investigações da organização.

Arqueira russa Svetlana Gomboeva desmaia por causa do calor durante prova
Arqueira russa Svetlana Gomboeva desmaia por causa do calor durante prova nas Olimpíadas
Foto: Reprodução/CNN Brasil (23.jul.2021)

 (*com informações de Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo)

Mais Recentes da CNN