OMS: Público na Eurocopa causou aumento de casos de Covid-19

Vice-diretora geral da área de medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da OMS, Mariângela Simão avaliou o impacto do torneio na pandemia

Produzido por Layane Serrano, da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (6), a vice-diretora geral da área de medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariângela Simão, comentou o crescimento de casos de coronavírus na Europa após a disputa da Eurocopa.

Após dez semanas em queda, os casos de Covid no continente subiram cerca de 10% nos últimos dias. Uma das justificativas para esse aumento, de acordo com a OMS, é a realização do torneio de futebol, já que a presença de público nos estádios, pubs e bares das cidades-sede dos jogos pode ter facilitado a propagação do vírus.

Mariângela afirmou que a realização do evento com público tem relação com o aumento de casos da doença, especialmente porque há variantes do novo coronavírus, como a Delta, originária na Índia, que tem um alto risco de transmissão.

Além disso, segundo a especialista, um país só deve realizar grandes eventos se combinar dois fatores: transmissão comunitária do vírus baixa e uma boa cobertura vacinal. 

“Mas uma boa cobertura vacinal, de ao menos 70% da população adulta vacinada, poucos países têm a ponto de deixar a população confortável. É preciso ter também uma boa avaliação de como está a transmissão comunitária nos países que vão participar dos eventos. Caso contrário, você ainda tem grupos de pessoas que não estarão protegidas, podendo transmitir ou ficar doentes.”

 

Mais Recentes da CNN