Pink se oferece para pagar multa de time penalizado por não usar biquíni

Equipe de handebol de praia da Noruega foi multada por jogar de shorts; cantora manifestou-se nas redes sociais

Time feminino de handebol de praia da Noruega
Time feminino de handebol de praia da Noruega Foto: Reprodução/Twitter

Toyin Owoseje, da CNN

Ouvir notícia

A cantora e compositora Pink se ofereceu para pagar multas aplicadas à equipe feminina de handebol de praia da Noruega, depois que a equipe se recusou a usar a parte de baixo do biquíni durante competição.

Na semana passada, a Federação Europeia de Handebol (EHF) multou a equipe em um total de € 1.500 (cerca de R$ 9.450,00), afirmando que as mulheres competiram com “roupas impróprias”, vestindo shorts como seus colegas masculinos durante o Campeonato Europeu de Handebol de Praia de 2021.

No domingo, Pink acessou o Twitter para dar seu apoio à equipe, dizendo que a EHF deveria ser multada “por sexismo”.

A vencedora do Grammy disse a seus 31,6 milhões de seguidores: “Estou muito orgulhosa da equipe feminina de handebol de praia norueguesa por protestar contra as regras sexistas sobre seu uniforme”.

Ela continuou: “A federação europeia de handebol DEVE SER MULTADA POR SEXISMO. Muito bem, senhoras. Ficarei feliz em pagar suas multas por vocês. Continuem assim.”

A CNN entrou em contato com os representantes de Pink e com a Federação Europeia de Handebol para mais comentários, mas ainda não obteve retorno.

Cantora Pink
Cantora Pink manifestou-se a favor de atletas da Noruega
Foto: Christopher Polk/NBCUniversal/Getty Images

A equipe feminina de handebol de praia norueguesa mostrou gratidão à cantora, repostando seu tweet em seu “story” do Instagram.

“Uau! Muito obrigado pelo apoio”, escreveram elas. Outras postagens da página oficial mostram elas posando juntas vestidas com os shorts.

De acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Handebol, as jogadoras são obrigadas a usar biquínis com largura lateral de no máximo 10 centímetros, com um “ajuste justo” e “corte em um ângulo para cima em direção à parte superior da perna.”

Os homens devem usar shorts “não muito largos” e 10 centímetros acima do joelho.

Eskil Berg Andreassen, o treinador da equipe, disse à CNN na semana passada que a equipe estava lutando pela liberdade de “escolher” seu próprio kit, acrescentando que os regulamentos de uniformes da IHF podem desencorajar as mulheres a praticar o esporte.

(Texto traduzido, leia original em inglês aqui)

Mais Recentes da CNN