Prefeitura do Rio libera público em jogo do Vasco neste domingo pela Série B

Conselho Técnico da Série da CBF selou o retorno de torcedores; Vasco enfrentará o Cruzeiro

Jogo do Vasco contra Cruzeiro terá público
Jogo do Vasco contra Cruzeiro terá público Foto: Thiago Ribeiro/Estadão

Lucas Janoneda CNN

No Rio

Ouvir notícia

A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou a presença de torcedores na partida entre Vasco e Cruzeiro neste domingo (19), às 16h, em São Januário, pela Série B do Campeonato Brasileiro. A confirmação foi feita pelo Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, nesta sexta-feira (17).

De acordo com o vice-presidente do Vasco, Carlos Osório, serão comercializados 1 mil ingressos para esse jogo, o que representa 5% da capacidade total do estádio. A presença na partida será exclusiva a sócios, que terão de realizar teste de antígeno ou RT-PCR de Covid-19 em laboratório credenciado e ter a vacinação em dia. Dentro do estádio, os torcedores precisam usar máscara de proteção facial e manter o distanciamento social.

O retorno dos torcedores aos jogos do Vasco na Série B também dependia do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que concordou com a liberação de público nos estádios durante uma reunião nesta sexta-feira (17). A decisão vale a partir da 25ª rodada – entre 19 e 21 de setembro – e foi tomada com aprovação da maioria dos times – 14 a favor da volta da torcida e seis contra.

“O retorno obedecerá ao percentual de ocupação definido por cada autoridade local e estará condicionado ao cumprimento de um rígido protocolo sanitário desenvolvido pela Comissão Médica Especial da CBF”, destaca um trecho do comunicado oficial da entidade.

A última reunião do Conselho Técnico da CBF, realizado no início de setembro, definiu que a volta do público aconteceria quando pelo menos 80% dos clubes envolvidos na competição tivessem liberações dos municípios para o retorno de torcedores, número já alcançado neste momento. Até o momento, apenas o Cruzeiro contou com a presença de público em jogos da Série B. O time de Belo Horizonte jogou pelo menos duas partidas com portões abertos, após uma liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que autoriza a entrada de torcedores.

Prefeitura libera público

A decisão da prefeitura do Rio, que permite a entrada de vascaínos em jogos do clube, foi tomada após o balanço positivo sobre o confronto entre Flamengo e Grêmio, na quarta-feira (15), no Maracanã, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. A partida do time rubro-negro serviu como o primeiro evento-teste na cidade, e contou com a presença de aproximadamente 6 mil pessoas.

“Teremos outros eventos-teste na cidade. Tem o Vasco, que foi liberado hoje. Protocolou ontem, mas foi liberado hoje. É importante a gente começar a olhar estes eventos de outra forma. Não adianta comparar uma aglomeração no Maracanã com todas as pessoas testadas com uma aglomeração na Praia de Copacabana, com um evento desorganizado e as pessoas sem máscara”, disse Soranz.

Eduardo Paes também fez lobby pelo retorno de torcedores no jogo deste domingo (19), após ratificar a decisão da Secretaria Municipal de Saúde.

“O mais importante deve acontecer no domingo, se Deus quiser, a Secretaria de Saúde vai liberar o jogo do mais importante de todos, Vascão. Estou fazendo meu lobby público”, falou Paes durante a divulgação do Boletim epidemiológico da cidade do Rio.

Tópicos

Mais Recentes da CNN