Rali Dakar 2021 começa com vitória de brasileiro e de piloto espanhola

Dupla brasileira foi punida e ficou em quarta nos UTV’s

Reinaldo Varela e Mayquel Justo em ação no Rali Dakar na Arábia Saudita
Reinaldo Varela e Mayquel Justo em ação no Rali Dakar na Arábia Saudita Foto: MCH Photography

Por Vital Neto*, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A primeira etapa do Rali Dakar 2021, disputada entre Jeddah e Bisha, na Arábia Saudita, teve vitórias do atual campeão, Carlos Sainz, na categoria de carros; de Toby Price nas motos, Austin Jones com o copiloto brasileiro Gustavo Gugelmin nos UTV’s, e da espanhola Cristina Herrero na categoria de veículos leves.

Outros vencedores da etapa foram: Emanuel Gyenes, na Original Motul; Alexandre Giroud nos quadriciclos; Dmitry Sotnikov nos caminhões e Marc Douton na categoria Classic.

Herrero se tornou a primeira mulher a vencer uma etapa do Dakar desde que Jutta Kleinschmidt conquistou sua última vitória, em 2005.

Leia também:

Piloto irritado atira para-choque em adversário durante corrida; veja o vídeo

Brasileiros na competição

Além de Gustavo Gugelmin, copiloto que venceu a etapa deste domingo (3) ao lado do americano Austin Jones, nos UTV’s, outros seis brasileiros participam da competição. 

Nos carros são duas duplas brasileiras: os estreantes Marcelo Tiglia Gastaldi e Lourival Roldan, que fecharam o dia na 11ª posição, e os veteranos Guiga Spinelli e Youssef Haddad, que cruzaram a bandeirada na 29ª.

Jones e Gugelmin também disputam a competição na categoria de leves, na qual terminaram em segundo, logo atrás de Herrero. Nos UTV’s, sigla para Utility Task Vehicle, ou veículo utilitário multitarefas, Gugelmin foi campeão da edição 2018 do Dakar como copiloto de Reinaldo Varela.

Varela, por sua vez, compete ao lado de Maykel Justo, também nas categorias de leves e de UTV’s. A dupla cruzou a linha de chegada em primeiro nos UTV’s, mas recebeu uma punição por exceder o limite de velocidade em uma área de radar, o que fez com que caíssem para a quarta posição no resultado oficial.

Destaques do CNN Brasil Business:

Atraso na vacinação aumenta riscos para retomada econômica no Brasil

Aviões presidenciais: conheça os modelos usados pelos principais governos

Com salto de 31%, fortuna dos mais ricos tem avanço histórico em ano de pandemia

“O gráfico mostra que entramos a 54km/h e imediatamente reduzimos para os 50km/h permitidos. Mas está lá registrado que entramos um pouquinho acima nessa área de radar. Acho que isso foi resultado da ansiedade que estávamos passando depois de tanta pressão com as dificuldades do momento”, explicou Varela, que celebrou o resultado mesmo com o revés. “Continuamos felizes com nossa performance.”

O Dakar 2021 terá mais 11 etapas, com um dia de descanso no dia 9. Os campeões serão conhecidos no dia 15 de janeiro, quando cruzam a linha de chegada da última etapa, disputada entre Yanbu e Jeddah.

(*sob supervisão de Daniel Fernandes)


 

Mais Recentes da CNN