Real Madrid, Bayern e Inter anunciam torneio para ajudar Itália e Espanha

Clubes jogarão partidas em seus estádios e receitas serão doadas para sistemas de saúde de Itália e Espanha, mais afetados pela pandemia do novo coronavírus

Robert Lewandowski comemora gol na vitória do Bayern de Munique na volta do campeonato alemão
Robert Lewandowski comemora gol na vitória do Bayern de Munique na volta do campeonato alemão Foto: Hannibal Hanschke -17.mai.2020/ Reuters

Ouvir notícia

Real Madrid, Bayern de Munique e Inter de Milão anunciaram um mini torneio chamado “Copa Europeia da Solidariedade – Futebol para Heróis” para arrecadar fundos para os sistemas de saúde de Itália e Espanha, que foram amplamente afetados pela pandemia do novo coronavírus.

O Bayern receberá o Real na Allianz Arena em Munique, o Real jogará contra o Inter no estádio Santiago Bernabeu, enquanto o Inter enfrentará o Bayern no San Siro.

Em declarações separadas, os clubes anunciaram que os jogos serão reaizados em cada um dos estádios e arrecadarão dinheiro para aumentar os recursos de saúde na Itália e na Espanha, mas não na Alemanha.

“As receitas líquidas dos três jogos serão doadas para instalações médicas na Itália e na Espanha”, afirmou o comunicado do Bayern. “O FC Bayern vê sua contribuição como um símbolo de apoio a uma Europa unida, na qual todos se responsabilizam.”

Leia também:

Time sul-coreano pede desculpas por colocar bonecas em estádio

Temporada europeia terminará em agosto, diz presidente da Uefa

O presidente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, acrescentou: “Apesar de todo o sofrimento e todos os problemas, nós, na Alemanha, talvez tenhamos sorte de que nosso sistema de saúde esteja se mostrando resiliente nessa crise. Mas nós vimos imagens horríveis da Itália e da Espanha, dois países entre os mais atingidos pela pandemia na Europa”.

Os três clubes afirmaram que os profissionais de saúde que lutaram contra a pandemia seriam convidados para os jogos, que acontecerão quando for seguro para os torcedores voltarem aos estádios sem risco de serem infectados pelo vírus.

A Itália é o segundo país mais afetado da Europa pela Covid-19, atrás do Reino Unido, com mais de 32 mil mortos. A Espanha é a terceira mais afetada, com mais de 27 mil pessoas mortas pelo vírus.

A Alemanha foi a menos impactada dos três países, com, 8.007 mortes, apesar de ter a maior população da Europa Ocidental.

No sábado (16), a Bundesliga se tornou a primeira grande liga de futebol da Europa a retomar suas partidas depois que o novo coronavírus paralisou o esporte mundial em março.

Mais Recentes da CNN