Cidade do Rio encerra a Copa América com 50 casos de Covid ligados à competição

Todas as amostras foram da variante Gama; cidade concentrou 28% dos casos ocorridos da competição

Neymar e Lionel Messi durante partida entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 em Belo Horizonte (11.nov.2016)
Neymar e Lionel Messi durante partida entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 em Belo Horizonte (11.nov.2016) Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Iuri Corsini, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Após 28 dias de Copa América no Brasil e oito jogos realizados no Rio de Janeiro, a capital do estado registrou um total de 50 casos de Covid-19 em pessoas ligadas à competição. Isso representa 28% dos casos totais detectados nas quatro cidades-sede.

Foram 10.314 exames realizados entre jogadores, membros das delegações e funcionários terceirizados que participaram, direta ou indiretamente, do evento. Isso representa, em média, mais de um caso por dia na cidade. 

Destes 50 casos, 38 foram em homens e 12 em mulheres. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta informou ainda que 45 casos (90%) são de funcionários terceirizados, quatro em integrantes de delegações (8%), e apenas um em jogador (25). 

Ainda no âmbito da cidade do Rio, foi realizado o sequenciamento genético de 21 amostras. Todas elas resultaram no encontro da variante Gamma, conhecida como P.1, originária no Brasil – que é uma linhagem considerada de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isto é, tem maior potencial de transmissão e pode resultar em efeitos mais severos nos contaminados.

No total da competição, segundo o Ministério da Saúde, foram 28.772 testes de RT-PCR realizados e 179 casos detectados de Covid-19. Destes casos, 36 foram em jogadores e membros das delegações, 137 em prestadores de serviços terceirizados e 6 em membros da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A Copa América foi realizada entre os dias 13 de junho e 10 de julho, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Goiânia (GO). A competição foi vencida pela Argentina, que bateu o Brasil por 1 a 0 na final, no Maracanã.

Mais Recentes da CNN