Santos X Palmeiras: ‘clássico da Saudade’ acontece nesta quinta-feira (6)

O nome 'Clássico da Saudade' remete aos tempos do futebol-arte de Pelé e Ademir da Guia; jogo desta noite promete não ficar só no nome

Jogo entre Santos e Palmeiras acontece a partir das 21h no Allianz Parque, em São Paulo
Jogo entre Santos e Palmeiras acontece a partir das 21h no Allianz Parque, em São Paulo Foto: Reprodução/ Palmeiras/ Twitter

Iara Oliveira, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Esta quinta-feira (6) é dia de clássico paulista. Pela 11ª rodada do Campeonato Paulista 2021, Palmeiras e Santos se enfrentam a partir das 21 horas (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.

Há mais de 100 anos que esse embate existe e ganhou o nome de “Clássico da Saudade” porque na época em que o futebol-arte com DNA brasileiro estava em seu auge nos anos 1960, o Palmeiras contava com Ademir da Guia, tido como o maior ídolo do Verdão e Pelé – ídolo do futebol brasileiro – no alvinegro da Baixada.

Dizem que só se sente saudade de algo que foi bom. À essa altura do campeonato, Palmeiras e Santos devem estar com saudades – só que daquilo que eles não viveram: os pontos perdidos no Paulistão. 

Tudo bem que o time de Abel vem num esquema de rodagem desde que o português assumiu a equipe e isso ficou ainda mais sacramentado com a utilização de, no máximo, um time misto de reservas composto por jovens da base com uma pitada de jogadores de mais experiência – resguardando os titulares para a Libertadores.

Já o Santos teve um desmanche considerável do final da última temporada pra cá. Primeiro, foi técnico, depois Pituca, Veríssimo e, por último, Soteldo. Jogadores importantes para o Peixe ter conseguido ficar no “quase” na final da última temporada da torneio continental, justamente para o Palmeiras.

Hoje, a tabela vai entrar em campo. O foco é uma vaga nas quartas do Campeonato Paulista, mas os dois ocupam a terceira colocação de seus grupos. No C, o Palmeiras está a três pontos do Novorizontino e o Santos ganhou uma desvantagem de quatro pontos para o Guarani, segundo da chave D. A depender dos deuses do futebol e da atuação de outras equipes na rodada, os dois podem dar adeus ao Paulistão.

Se isso acontecer, será que vai dar saudade aos torcedores? Com esse calendário apertado de jogos a cada 48h, bem possível que nem dê tempo para isso. De maneira simultânea, os dois se desdobram entre Campeonato Paulista e Libertadores.

Depois de golear o The Strongest no meio da semana na fase de grupos da Copa Libertadores, o Santos está vivo no torneio continental, mas passsa por apuros na terceira colocação do Grupo C e terá de volta suas atenções para o estadual.

Já o Palmeiras, que venceu o Defensa y Justicia por 2 a 1 na Libertadores, está vivo e são no torneio e deve ir à campo no estadual com a equipe sub-20 do CT da Barra Funda.

Mais Recentes da CNN