São Paulo goleia Athletico-PR com 3 de Calleri e fecha o domingo na liderança

Atacante argentino é o artilheiro do Brasileirão após goleada por 4 a 0; Luciano completou o placar

Calleri do São Paulo comemora gol durante partida entre São Paulo e Athletico Paranaense pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022, no estádio Morumbi
Calleri do São Paulo comemora gol durante partida entre São Paulo e Athletico Paranaense pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022, no estádio Morumbi ADRIANA SPACA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Leandro Silveiracolaboração para a CNN

Ouvir notícia

Uma semana após sofrer uma dura derrota por 4 a 0 para o Palmeiras, resultado que o levou a perder o título paulista, o São Paulo deu esperança ao seu torcedor ao estrear no Campeonato Brasileiro com uma vitória pelo mesmo placar. Neste domingo (10), no estádio do Morumbi, a equipe goleou o Athletico-PR por 4 a 0. Calleri marcou três vezes e Luciano fez o quarto.

Embora a liderança seja praticamente simbólica e definida pelo saldo de gols, a vitória deixa o São Paulo na primeira colocação do Nacional. Além disso, Calleri é o artilheiro do Brasileirão, com três gols, um a mais do que Hulk, autor dos gols do Atlético-MG no triunfo por 2 a 0 sobre o Internacional. Em outra vitória de peso neste domingo, o Corinthians, com brilho de Paulinho e Willian, fez 3 a 1 no Botafogo, no Rio.

O São Paulo já havia reagido no meio de semana ao vencer o Ayacucho, no Peru, por 3 a 2, na sua estreia na Copa Sul-Americana, mas atuando com os reservas. E, agora, consolidou essa recuperação, muito graças a Calleri, agora com 11 gols marcados em 17 jogos disputados pelo clube nesta temporada.

O show de Calleri começou aos 19 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Rafinha e toque fraco de cabeça de Eder, Khellven cortou mal e a bola sobrou livre para o centroavante, na pequena área, bater para as redes. Depois, aos 6 do segundo tempo, ele se antecipou ao cruzamento de Wellington e cabeceou para as redes.

O terceiro gol do São Paulo e de Callleri foi marcado aos 24. Após Igor Gomes furar o chute, a bola sobrou para o argentino girar e finalizar, acertando o ângulo. Luciano fechou o placar aos 28 minutos. O atacante acionou Jonas Toró na lateral e recebeu o cruzamento de volta, cabeceando para fazer 4 a 0 no duelo.

Corinthians dá show no 1º tempo e frustra Botafogo

Lucas Piton, jogador do Corinthians, comemora seu gol durante partida contra o Botafogo no estádio Nilton Santos pelo Campeonato Brasileiro / THIAGO RIBEIRO/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

No lotado Nilton Santos, dois dos veteranos do elenco do Corinthians – Paulinho e Willian – frustraram a torcida do Botafogo no retorno do clube à elite. Com um primeiro tempo praticamente perfeito, o time paulista derrotou a equipe carioca por 3 a 1, em um confronto que atraiu 36.898 torcedores ao estádio.

A dupla que disputou as duas últimas Copas do Mundo pela seleção brasileira começou a brilhar aos 16 minutos, quando Willian cruzou de três dedos e Paulinho chegou batendo para fazer 1 a 0. Aos 25, após cobrança de escanteio e desvio de Roger Guedes, Mantuan finalizou para as redes. Depois, aos 43, Willian tabelou com Paulinho e cruzou para Lucas Piton chutar: 3 a 0.

Os dois veteranos, com dores musculares, foram substituídos no intervalo. O Corinthians não manteve o ritmo, viu o Botafogo diminuir em cobrança de pênalti de Diego Gonçalves, aos 20 minutos do segundo tempo, mas assegurou a vitória.

Coritiba vence fácil na volta à Série A

Thonny Anderson, jogador do Coritiba, durante partida contra o Goiás no estádio Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro / ESTADÃO CONTEÚDO

Em confronto entre times que retornaram à primeira divisão nacional em 2022, o Coritiba se impôs em casa e venceu o Goiás por 3 a 0, no Couto Pereira. Os dois primeiros gols do jogo foram de atletas com passagem pelo time do Centro-Oeste: Alef Manga e Léo Gamalho, sendo marcados no começo de cada tempo.

O gol de Alef Manga saiu aos 9 minutos da primeira etapa, após corte parcial da defesa do Coritiba. E logo aos dois minutos do segundo tempo, Léo Gamalho completou uma cobrança de falta de Egídio para as redes. Já no fim, aos 45, um disparo de fora da área de Andrey fechou o placar em 3 a 0.

Avaí também ganha no retorno

Cortez, jogador do Avaí, durante partida contra o América-MG no estádio Ressacada, pelo Campeonato Brasileiro / R.PIERRE/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Outro time que está de volta à Série A, o Avaí começou a sua campanha com vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, na Ressacada. O time mineiro começou a se complicar no jogo no fim do primeiro tempo, quando o zagueiro Marlon foi expulso, por entrada dura em Morato, em decisão tomada pela arbitragem após consulta ao VAR.

E o Avaí aproveitou a superioridade para abrir o placar logo no começo da etapa final. Aos seis minutos, após triangulação, a defesa do time mineiro cortou o passe de Bruno Silva, mas a bola sobrou na entrada da área para Raniele, que bateu rasteiro e fez o único gol do duelo.

Cuiabá triunfa com gol no início

Igor Carius, jogador do Cuiabá, durante partida contra o Fortaleza, no estádio Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro / LUCAS EMANUEL/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Também neste domingo, o Cuiabá derrotou o Fortaleza por 1 a 0, fora de casa. No Castelão, o gol do jogo saiu logo aos sete minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta, Everton pegou sobra de corte da defesa e finalizou. A bola desviou, atrapalhando o goleiro Max Walef.

Outros jogos

Já o Atlético-MG começou a defesa do seu título com vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, no Mineirão, com gols marcados por Hulk, neste domingo. No sábado, Fluminense e Santos não saíram do 0 a 0, enquanto Atlético-GO e Flamengo empataram por 1 a 1. Já o Ceará superou o Palmeiras por 3 a 2, fora de casa.

Agenda

A primeira rodada do Brasileirão termina nesta segunda-feira, com o duelo Juventude x Red Bull Bragantino, às 20 horas. Já a segunda jornada será realizada no próximo fim de semana. Serão quatro jogos no sábado: Goiás x Palmeiras (16h30), América-MG x Juventude (19h), Corinthians x Avaí (19h) e Cuiabá x Fluminense (21h).

A rodada termina no domingo com mais seis partidas: Santos x Coritiba (11h), Flamengo x São Paulo (16h), Bragantino x Atlético-GO (18h), Inter x Fortaleza (18h), Athletico-PR x Atlético-MG (18h) e Ceará x Botafogo (19h).

Mais Recentes da CNN