Tênis feito por fundador da Nike pode arrecadar US$1,2 milhão em leilão

Venda de relíquia, na qual Bill Bowerman desenhou primeiro logo da marca, soma-se à tênis utilizado por Michael Jordan em Olimpíadas de 1984

Tênis feito por criador da Nike, Bill Bowerman, será leiloado
Tênis feito por criador da Nike, Bill Bowerman, será leiloado Foto: Reprodução/Sotheby's

De Bethan Edwards, para a CNN

Ouvir notícia

Um par de tênis de corrida surrado, feito à mão pelo co-fundador da Nike Bill Bowerman, com um “logotipo protótipo” pode angariar US$1,2 milhão em um leilão, afirma a Sotheby’s.

“Este raro par de tênis de corrida feito nos anos 60 e modificado no início dos anos 70 representa um capítulo importante nas origens da marca Nike“, disse a Sotheby’s em uma declaração.

Os sapatos foram originalmente feitos para o velocista canadense de atletismo e atleta olímpico Harry Jerome.

“O presente par apresenta o uso de quatro protótipos de logotipos, que mostram Bill [Bowerman] experimentando o conceito de uma marca, e que por acaso têm uma semelhança notável com o riscado da Nike”, acrescentou a declaração da Sotheby’s.

Jerome estabeleceu um total de sete recordes mundiais ao longo da sua carreira, e ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio.

“Os sapatos apresentam solas Waffle sob cada conjunto de picos de pista — a primeira inovação notável introduzida pela Nike quando estrearam o Nike Moon Shoe nas provas olímpicas de 1972”, disse Sotheby’s.

“Sabe-se que existem muito poucos pares, um dos quais está nas Coleções Especiais e Arquivos Universitários da Biblioteca Knight da Universidade do Oregon”.

O design da sola veio em um momento de inspiração para Bowerman numa mesa de café-da-manhã em Fossil, Oregon.

Em 1964, o então treinador de atletismo da Universidade do Oregon, Bowerman, e um dos seus antigos atletas, Phil Knight, fundaram a Blue Ribbon Sports.

Durante meses, Bowerman viu as chuteiras metálicas dos seus atletas estragar a nova pista da escola. Ele perguntava-se se havia um sapato que pudesse proporcionar tração em mau tempo sem os picos.

Numa manhã de domingo em 1971, ele e a sua mulher estavam comendo waffles de café quando a solução finalmente lhe chegou – e a “sola de waffle” nasceu.

Tênis utilizado por Michael Jordan em treinos das Olimpíadas de 1984
Tênis utilizado por Michael Jordan em treinos das Olimpíadas de 1984
Foto: Reprodução/Sotheby’s

Em 1978, a Blue Ribbon Sports alterou o seu nome para Nike, Inc.. Pouco tempo depois, a empresa lançou uma linha de vestuário e assinou com Michael Jordan um acordo de endosso.

O leilão contará também com um par de tênis Converse Fastbreak usado por Jordan durante os Jogos Olímpicos de 1984 – estimado em 100 mil dólares -, ea estrela de atletismo e de campo de Michael Johnson, os “Sapatos de Ouro”.

A oferta online terá início em 23 de julho — o dia da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 — na Sothebys.com.

Mais Recentes da CNN