‘Vai além do que já sonhei um dia’, diz Daniel Cargnin sobre bronze em Tóquio

Em entrevista à CNN, atleta brasileiro descreveu como uma 'sensação única' a conquista do terceiro lugar no judô

Produzido por Bruno Oliveira, da CNN em São Paulo*

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, o gaúcho Daniel Cargnin, de 23 anos, falou sobre a conquista da primeira medalha do judô brasileiro nas Olimpíadas 2020.  Atualmente na 13º posição o ranking mundial, ele conquistou a medalha de bronze na categoria até 66 kg após superar o israelense Baruch Shmailov, 8º do mundo.

“Estou muito feliz em estrear [nas Olimpíadas], conseguir uma medalha e abrir as portas para os próximos atletas do Brasil que vão lutar. É uma sensação única. Não estava conseguindo descrever o que estava sentindo, pensei muito na minha família, na felicidade que eles tiveram, porque sem esse apoio familiar acho que não estaria aqui. Isso vai além do que já sonhei um dia”, falou Cargnin.

O atleta brasileiro só perdeu na semifinal quando caiu diante do japonês Hifumi Abe, 5º colocado do mundo, que terminou com a medalha de ouro na categoria

Cargnin contou logo após ganhar o bronze que sua preparação para as Olimpíadas foi atrapalhada por lesões e pelo novo coronavírus, que contraiu pouco antes da disputa – ele ficou de fora do Mundial em Budapeste, que ocorreu em junho, para se recuperar.

“Eu fui criado e morei com a minha mãe desde pequeno, e ela sempre me ensinou a ser uma pessoa guerreira. Quanto tive Covid-19 antes do mundial pensei que por um momento tudo estava dando errado. Meu pai disse para eu ter calma e que o que tiver que ser, vai ser. Isso me tranquilizou”, contou Cargnin à CNN.

Antes de competir pelo bronze, o atleta disse que assistiu a um vídeo no YouTube do português Cristiano Ronaldo, craque da Juventus, e que sempre admirou, em que o jogador de futebol falava sobre superação.

“Comecei a ouvir palavras de um cara que nunca está contente, sempre quer mais, sempre está buscando. Então, eu pensei que era minha última luta na competição, e que iria acreditar até o final.”

Daniel Cargnin comemora a conquista do bronze no judô até 66kg
Daniel Cargnin comemora a conquista do bronze no judô até 66kg
Foto: Vincent Thian – 25.jul.2021/AP

(*com informações de Marcelo Tuvuca, colaboração para a CNN)

Mais Recentes da CNN