Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Atacante do Ceará tem pena por doping aumentada e está suspenso por 16 meses

    Cléber havia sido reintegrado ao elenco em julho, após cumprir oito meses de suspensão; ele já não treinou nesta quarta-feira (18)

    Stephan Eilert/Ceará SC

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    Fortaleza

    O atacante Cléber, do Ceará, teve a pena aumentada por doping para 24 meses de suspensão.

    A decisão saiu nesta quarta-feira (18), pelo Pleno (2ª instância) do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, e cabe recurso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça.

    Como já cumpriu oito meses, ele terá mais 16 meses fora dos gramados, caso a decisão não seja revertida. Cléber, 26 anos, foi reintegrado ao elenco do Ceará em julho, para a disputa da Série B.

    Ele fez seis partidas na temporada, sem gols, incluída a última do Vozão contra o Sampaio Corrêa, no sábado passado. O atacante começou como titular.

    Segundo a assessoria de comunicação do Ceará, Cléber já não participou do treinamento desta quarta-feira e contará com assessoria jurídica particular para tratar do caso.

     

    Cléber foi julgado em julho pela 1ª instância do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem e condenado a oito meses de suspensão, com a pena retroativa à data da coleta de seu exame, em novembro de 2022. Com isso, ele pôde voltar a treinar e a jogar imediatamente.

    O jogador de 26 anos ficou suspenso provisoriamente de dezembro de 2022 a julho de 2023, após exame feito antes do jogo do Campeonato Brasileiro da Série A contra o Juventude, em 11 de novembro do ano passado, ter dado positivo para substância proibida.

    O tamoxifeno é utilizado comumente no tratamento do câncer de mama, mas é proibido pela Wada (Agência Mundial Antidoping) porque favorece o desenvolvimento da musculatura, dando força física a atletas de maneira desproporcional. O Ceará suspendeu o contrato de Cléber.

    Cléber, revelado pelo Icasa-CE, sempre negou ter ingerido a substância de maneira proposital. Ele tem 127 jogos pelo Ceará, onde chegou em 2020, com 23 gols.