CNN Esportes

Fórmula 1: Red Bull anuncia data de lançamento do carro de 2026

Evento em janeiro reúne Red Bull Racing e a Racing Bulls e celebra o início da parceria de motores com a Ford, no ano que marca a introdução de um novo regulamento na categoria

Alan Baldwin, da Reuters
Foto capturada por um drone durante volta de Max Verstappen em Silverstone
Foto capturada por um drone durante volta de Max Verstappen em Silverstone, em 2024  • Reprodução/Red Bull
Compartilhar matéria

As duas equipes da Red Bull na Fórmula 1 farão um lançamento conjunto do carro de 2026, em Detroit, no dia 15 de janeiro.

O evento reunirá a Red Bull Racing e a Racing Bulls e é o primeiro anunciado entre as 11 equipes da categoria. A ideia é celebrar o início da parceria de motores com a Ford, no ano que marca a introdução de um novo regulamento.

O primeiro teste da temporada de 2026 está previsto para acontecer entre 26 e 30 de janeiro, em sessões fechadas ao público no Circuito da Catalunha, em Barcelona.

A temporada atual ainda tem três corridas pela frente e termina em 7 de dezembro, em Abu Dhabi.

Os motores Red Bull Ford Powertrains farão sua estreia como unidade de potência na próxima temporada, marcando o início de uma nova era de motores na Fórmula 1.

Atualmente, tanto a Red Bull quanto a Racing Bulls utilizam motores Honda, mas a montadora japonesa passará a fornecer exclusivamente para a Aston Martin a partir de 2026.

O chefe da equipe Racing Bulls, Laurent Mekies, afirmou que o lançamento representa “um passo ousado rumo ao futuro” e o resultado de anos de colaboração entre Red Bull e Ford.

O CEO da Ford, Jim Farley, destacou em comunicado que a parceria vai além das pistas.

“Desde que anunciamos nosso retorno à Fórmula 1 com a Red Bull, a equipe da Ford tem trabalhado dia e noite para se preparar para 2026. Mas isso é muito mais do que apenas corrida”, disse Farley.

“Trata-se de como usaremos o que aprendemos na Fórmula 1 para melhorar nossos carros e caminhões para os clientes. O que desenvolveremos junto com a Red Bull vai definir as tecnologias do futuro e isso é o que mais me empolga nessa parceria", completou.

A Ford terá concorrência americana na categoria a partir da próxima temporada, com a estreia da equipe Cadillac, apoiada pela General Motors, enquanto a Haas, movida por motores Ferrari, segue consolidada no grid.

Neste ano, as 10 equipes da Fórmula 1 participaram de um lançamento conjunto de pinturas no O2 Arena, em Londres, em comemoração aos 75 anos do campeonato mundial.

Em 2023, Red Bull e Racing Bulls, então chamada AlphaTauri, realizaram seus lançamentos em Nova York.

Os Estados Unidos se tornaram uma área estratégica de crescimento para a Fórmula 1, que tem três grandes prêmios no país e participação crescente de patrocinadores e marcas locais.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais