Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Brasileirão 2024: CBF se inspira nos EUA, planeja “jogo inaugural” e evento de abertura

    Campeonato Brasileiro teria um jogo de abertura com o atual campeão

    Campeonato Brasileiro deve ter evento e partida inaugural em 2024
    Campeonato Brasileiro deve ter evento e partida inaugural em 2024 Lucas Figueiredo/CBF

    Matheus Muratorida Itatiaia

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai instituir um jogo de abertura que marcará o início do Campeonato Brasileiro de 2024. A inspiração vem das ligas norte-americanas, que contam com uma partida inaugural com o atual campeão para marcar o começo da temporada.

    A informação é do jornalista Lauro Jardim, colunista de O Globo. A intenção seria colocar um jogo isolado da primeira rodada no domingo, com o atual campeão.

    O campeão brasileiro enfrentaria uma equipe de expressão do campeonato, em uma grande festa inaugural. Os outros nove jogos da primeira rodada seriam disputados posteriormente.

    Atualmente, o início do Brasileirão é convencional, com os dez jogos sendo divididos no sábado e no domingo. Também não há um evento especial por parte da CBF em alusão ao atual campeão.

    Em 2023, por exemplo, o atual campeão Palmeiras duelou com o Cuiabá em casa em 15 de abril, sábado, às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo. Houve um jogo da rodada simultaneamente e outro mais tarde do mesmo dia, às 18h30.

    Como é nos Estados Unidos

    Nos Estados Unidos, os jogos de abertura são comuns nas grandes ligas esportivas. Na NBA, por exemplo, o atual campeão do melhor basquete do mundo recebe uma equipe de expressão no primeiro dia de jogos da nova temporada, com uma grande cerimônia pelo título.

    Algo semelhante ocorre com a NFL. No futebol americano, há o “kick-off” com o atual campeão enfrentando uma equipe em casa. A abertura é na quinta-feira, com o restante da rodada sendo disputado no domingo e na segunda-feira.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas