Copa do Mundo do Catar: O que você precisa saber sobre o Grupo E

Alemanha, Costa Rica, Espanha e Japão se enfrentam na fase de grupos

Gabriel Ferneda e Renata Souza, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

A Copa do Mundo do Catar começou no último domingo, mas as equipes do Grupo E jogam apenas nesta quarta-feira (23). Na chave, estão Alemanha, Costa Rica, Espanha e Japão.

O sorteio dos grupos foi realizado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) em 1º de abril deste ano. As duas seleções que ficarem à frente nesta primeira etapa avançarão para as oitavas de final do torneio.

Abaixo, o que você precisa saber sobre o Grupo E da Copa do Mundo do Catar:

Partidas 

23/11 (quarta-feira)

  • 10h - Alemanha x Japão
  • 13h - Espanha x Costa Rica

27/11 (domingo)

  • 7h - Japão x Costa Rica
  • 16h - Espanha x Alemanha

1º/12 (quinta-feira)

  • 16h - Japão x Espanha
  • 16h - Costa Rica x Alemanha

Seleções

Alemanha

Com quatro títulos, a Alemanha é uma das grandes campeãs na série histórica de Copas do Mundo. A seleção, que participará da sua 20ª edição, venceu os torneios de 1954, 1974, 1990 (todos antes da unificação do país) e de 2014 — no ano do fatídico 7 a 1 contra o Brasil.

No torneio seguinte à conquista de seu último mundial, porém, o desempenho dos alemães caiu abruptamente e a equipe foi eliminada ainda na fase de grupos da Copa da Rússia, em 2018.

Apesar da frustração com o resultado de quatro anos atrás, nas Eliminatórias para a edição deste ano, a Alemanha liderou o grupo em que estava, com nove vitórias e uma derrota.

No quesito humano, o meio-campista Thomas Müller disputará sua quarta Copa, como um dos nomes mais populares da equipe. Sendo o quinto maior artilheiro da história da seleção alemã, comandada por Hansi Flick, Müller terá a chance de vencer seu segundo torneio mundial. 

Costa Rica

Último país a se classificar para a Copa do Mundo de 2022, a Costa Rica embarca para sua sexta edição do campeonato. O evento deste ano também marca a terceira copa seguida em que participam os costarriquenhos.

Embora possa ser vista como zebra, a seleção surpreendeu na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, quando avançou até as quartas de final e terminou o torneio na 8ª posição.

O destaque da equipe vai para o goleiro Keylor Navas, do Paris Saint-Gemain. Navas, que ostenta quatro Mundiais de Clubes, três Liga dos Campeões, dois títulos do Campeonato Espanhol, dois Campeonatos Francês e cinco Ligas da Costa Rica, disputará sua terceira edição do mundial.

A seleção costarriquenha entra em campo sob o comando do técnico colombiano Luis Fernando Suárez.

Fotos - os uniformes de todas as seleções

Espanha

A Espanha chega ao Catar para sua 16ª Copa do Mundo, em busca de seu segundo título. De 63 partidas disputadas em copas, são 30 vitórias, 15 empates e 18 derrotas, com 99 gols marcados e 72 sofridos.

Nas Eliminatórias deste ano, a seleção espanhola ficou com o primeiro lugar do grupo, acumulando seis vitórias, um empate e uma derrota.

O meio-campista Pablo Gavi, do Barcelona, é um dos destaques da equipe escalada para a Copa do Catar. O jovem, de 18 anos, foi revelado na temporada 2021-22 e ganhou o Troféu Kopa deste ano como melhor sub-21 do mundo.

Os espanhóis têm como técnico o ex-meio-campista Luis Enrique, que já comandou a Roma, da Itália, e o Celta de Vigo, da Espanha.

Japão

Indo para sua sétima Copa do Mundo, o Japão busca avançar para as oitavas de final do torneio.

Neste ano, a equipe japonesa entra em campo sob o comando de Hajime Moriyasu, um ex-volante do Japão entre o final dos anos 80 e começo dos anos 2000. Moriyasu está a frente da seleção desde 2018.

Um dos destaques do grupo é Takumi Minamino, do Monaco, escalado para o meio de campo. Apesar de ser sua primeira Copa do Mundo, Minamino disputou a Copa da Ásia, em 2019.

[cnn-campeonato-tabela campeonato_id='807' title='Copa do Mundo 2022']

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais