Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Corinthians e Santos podem ficar fora da Copa do Brasil em 2024; entenda

    Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu mudanças no regulamento da maior competição nacional

    Agência Estado

    Lucas Schroederda CNN

    em São Paulo

    Após serem eliminados precocemente do Paulistão, Corinthians e Santos podem ficar fora da Copa do Brasil em 2024. A possibilidade existe devido a uma mudança feita no regulamento da competição.

    Para a próxima edição do torneio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que 80 das 92 vagas serão distribuídas através das competições estaduais de 2023.

    As outras 12 vagas restantes serão preenchidas com os clubes classificados para a Copa Libertadores de 2024, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro Série B de 2023 e clubes oriundos do Campeonato Brasileiro Série A de 2023.

    No próximo ano, a Federação Paulista de Futebol (FPF) terá direito – caso se mantenha em 1º lugar no Ranking de Federações da CBF – a seis vagas na Copa do Brasil, que serão distribuídas da seguinte forma:

    • 4 vagas para os semifinalistas do Paulistão;
    • 1 vaga para o melhor colocado na classificação geral do Paulistão fora os semifinalistas;
    • 1 vaga para o campeão da Copa Paulista.

    É aqui que Corinthians e Santos se complicam. Além de não estarem nas semifinais do estadual, outras equipes estão melhores colocadas na classificação geral do Paulistão.

    Como a Copa Paulista é disputada somente por equipes do interior, o Timão não participa. Por sua vez, o Peixe não definiu se jogará o torneio.

    Corinthians e Santos ainda podem garantir vaga na Copa do Brasil em 2024 caso conquistem a Copa do Brasil ou a Copa Libertadores (no caso do Timão).

    Existe ainda uma terceira possibilidade mais acessível: terminar o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2024.

    Acompanhe quais são os próximos jogos do Corinthians