Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Cruzeiro enfrenta o Fortaleza por primeiro passo para deixar o Z4

    Agora com Paulo Autuori no comando, clube mineiro quer deixar a zona de rebaixamento para se manter na Série A em 2024

    Cruzeiro precisa vencer para sair do Z4
    Cruzeiro precisa vencer para sair do Z4 Foto: Staff Images/Cruzeiro

    Guilherme Piu, Marcel Rizzoda Itatiaia

    O Cruzeiro entra em campo neste sábado (18) para enfrentar o Fortaleza, às 18h30 (de Brasília), em jogo atrasado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida é tratada como uma decisão pelo time celeste, que luta para sair da zona de rebaixamento, e conta com um fator novo para atingir o objetivo: Paulo Autuori.

    Com a demissão de Zé Ricardo, o diretor-técnico Paulo Autuori aceitou o desafio de dirigir o Cruzeiro nas últimas seis rodadas do Brasileirão. A missão é complicada, já que a equipe celeste está na 17º colocação, com 37 pontos em 32 jogos disputados.

    Autuori aposta em reviravolta positiva do Cruzeiro com os jogos atrasados que o time ainda tem para fazer: Fortaleza e Vasco, esse último no dia 22 de novembro, no Mineirão, em partida da 33ª rodada.

    “Nós temos dois jogos a menos que nossos adversários. Se formos competentes nesses dois jogos, quando igualar, nós não estaremos nesta situação. O Cruzeiro passou todo o Campeonato Brasileiro fora dessa zona. Ele está (em 17º) porque tem dois jogos a menos. Ouço falar que o Botafogo pode tirar pontos (de diferença para o líder Palmeiras) por ter jogo a cumprir, mas não ouço falar que o Cruzeiro tem dois jogos a menos”, afirmou.

     

     

    Má fase celeste

    O Cruzeiro quer se reabilitar no Campeonato Brasileiro. O time vem de três derrotas consecutivas: perdeu para o São Paulo (1 a 0), no Morumbi, Internacional (2 a 1), no Mineirão, e Coritiba, no Durival de Britto.

    De acordo com o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de rebaixamento do clube mineiro é de 34,2%. Esse índice já esteve abaixo de 5% (após a 29ª rodada).

    Para enfrentar o Fortaleza, o técnico Paulo Autuori será obrigado a fazer pelo menos três mudanças na equipe. O zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, o volante Lucas Silva, com lesão no joelho esquerdo, fica fora. Autuori relacionou 28 jogadores para o confronto no Castelão. Dentre esses, nove jogadores da base: Kaiki, Ruan Santos, Henrique Rodrigues, Ian Luccas, Japa, Fernando João Pedro, Robert e Stênio.

    Wesley, atacante que tem sido contestado pelo torcedor, ficou fora da lista de relacionados. O jogador foi barrado pelo técnico Paulo Autuori por opção do treinador.

    Fortaleza

    O técnico do clube cearense, Juan Pablo Vojvoda, não tem desfalques por suspensão para enfrentar o Cruzeiro.

    Na lista de machucados estão o volante Hércules, que desde julho se recupera de uma grave lesão ligamentar no joelho, e só retorna em 2024. E os reservas Zanocelo e Tobias Figueiredo estão com problemas musculares, mas não têm sido muito usados por Vojvoda.

    Mesmo com praticamente força máxima à disposição, o treinador argentino poderá promover mudanças no time-base que utiliza por quase toda a temporada. Resultado da má fase, com seis jogos sem vencer no Brasileiro, com cinco derrotas e um empate. Se somar o 1 a 1 contra a LDU de Quito, na final da Copa Sul-Americana, no fim de outubro, são sete jogos sem triunfo.

    Na defesa, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco pode dar lugar a Gonzalo Escobar. Há preocupação com a fragilidade do time, que levou 12 gols nos sete jogos de jejum. No meio de campo, Caio Alexandre, que tem sido poupado por desgaste físico, deve retornar, mas o armador Pochettino pode dar lugar a Calebe, ex jogador do Atlético-MG, por mais velocidade no setor.

    O ataque é o setor que Vojvoda normalmente mais mexe, e agora não deve ser diferente. O problema é que os titulares não rendem, mas os reservas também não. Mesmo assim é provável que Marinho ceda lugar a Yago Pikachu, e Guilherme a Machuca. Lucero, o centroavante, deve ser mantido.

    Prováveis escalações

    Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Gonzalo Escobar); Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino (Calebe); Marinho (Yago Pikachu), Lucero e Guilherme (Machuca).

    Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Ian Luccas (Fernando Henrique) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Nikão), Bruno Rodrigues e Rafael Elias.

    Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro

    Data e horário: 18 de novembro de 2023, às 18h30 (de Brasília)

    Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

    Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA/DF)

    Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)

    VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA/PB)


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original