Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cruzeiro vence e aproveita derrota do Galo para assumir liderança do Mineiro

    Time venceu Democrata com gols nos acréscimos e ultrapassou o rival, que perdeu com os reservas para a URT

    Edu faz o gol da vitória do Cruzeiro contra o Democrata em partida válida pela 5º rodada do Campeonato Mineiro
    Edu faz o gol da vitória do Cruzeiro contra o Democrata em partida válida pela 5º rodada do Campeonato Mineiro GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

    Leandro Silveiracolaboração para a CNN

    O Campeonato Mineiro tem novo líder. Nesta quarta-feira, o Cruzeiro venceu o Democrata de Governador Valadares por 1 a 0, no Mineirão, com um gol no lance final e assumiu a ponta graças a um tropeço do Atlético Mineiro na conclusão da quinta rodada. Em Patos de Minas, o Galo jogou com um time de reservas, perdeu por 1 a 0 para a URT e, assim, deixou a liderança escapar.

    O triunfo levou o Cruzeiro aos 12 pontos, com dois a mais do que o Atlético, única equipe que ainda estava invicta na competição. Seus rivais nesta quarta brigam contra o rebaixamento no Estadual. O Democrata é o sétimo colocado, com cinco pontos, enquanto a URT deixou a zona da degola, atingindo o décimo lugar, com quatro.

    Assim como havia acontecido no fim de semana, o Cruzeiro contou com um gol nos acréscimos para triunfar no Campeonato Mineiro. E novamente com Edu, agora um dos cinco artilheiros do Estadual, todos com 3 gols. Dessa vez, ele marcou aos 53 minutos do segundo tempo, de cabeça, após cruzamento de Eduardo Brock.

    Foi a conclusão de um jogo de ataque contra defesa no Mineirão, com o Cruzeiro desperdiçando várias oportunidades diante do Democrata, que atuou retrancado, ainda abusando da cera e da catimba, até ser vazado no fim. O time, que terminou o duelo com dez atletas em campo, pois Weslley foi expulso durante o segundo tempo, protestou contra a arbitragem ao apito final.

    O Cruzeiro não pôde ter o técnico Paulo Pezzolano, que se recupera da Covid-19, no banco de reservas, sendo dirigido pelo auxiliar Martin Varini. Ele promoveu a estreia do zagueiro Oliveira, emprestado pelo Atlético-GO, e viu o time fazer um primeiro tempo truncado. Na etapa final, vinha parando em Lucão, até que Edu marcou, num lance em que o goleiro do Democrata de Governador Valadares falhou.

    Reservas atleticanos perdem

    Atlético Mineiro x URT se enfrentaram pelo Campeonato Mineiro nesta quarta-feira (9)
    Atlético Mineiro x URT se enfrentaram pelo Campeonato Mineiro nesta quarta-feira (9) / Pedro Souza/ Clube Atlético Mineiro

    No Zama Maciel, o Atlético perdeu, de uma vez, a liderança do Campeonato Mineiro e a invencibilidade. Para isso, pesou a escalação dos reservas pelo técnico Antonio Mohamed, que optou por deixar todos os titulares em Belo Horizonte, facilitando a tarefa da URT, que ainda não havia vencido na competição.

    E o Atlético sofreu no primeiro tempo em Patos de Minas. O time pouco criou, praticamente sem conseguir finalizar, a não ser em lances de bola parada. Mais ofensiva, a URT abriu o placar aos 29 minutos. Em jogada ensaiada, Bruno tocou para Jhonathan Moc na cobrança de escanteio. Ele cruzou para Derlan, livre na pequena área, marcar de cabeça.

    Na etapa final, o Atlético melhorou. Acertou o travessão em chute de Calebe aos 15 minutos, na sua oportunidade mais clara de gol. Foram várias chances, mas a equipe não conseguiu vazar a equipe de Patos de Minas. Caiu, assim, uma invencibilidade de dez jogos do Atlético diante da URT, que não triunfava sobre a equipe alvinegra desde 2016.

    Outros jogos

    Cruzeiro e Atlético são seguidos na tabela de classificação por Athletic e América, times que completam o G4, a zona de classificação às semifinais. E ambos têm campanhas idênticas no Estadual – os mesmos 10 pontos do Atlético, com 3 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 4 gols de saldo e 7 gols marcados. Na quinta rodada, os resultados de ambos também foram iguais: triunfos por 1 a 0.

    Na terça-feira (8), fora de casa, o América derrotou o lanterna Pouso Alegre por 1 a 0, com gol de Henrique Almeida, o primeiro do atacante desde 2019. Já nesta quarta, em São João del Rei, o Athletic fez valer o mando de campo para derrotar o Tombense (6º colocado, com 7 pontos) por 1 a 0.

    O único gol da partida foi marcado por Rafhael Lucas, em cobrança de pênalti, aos 45 minutos do primeiro tempo. E, na etapa final, o Athletic promoveu a estreia do centroavante Ricardo Oliveira, de 41 anos.

    Também na briga por uma vaga no G4, a Caldense, mesmo fora de casa, fez 2 a 0 no Patrocinense, com gols de João Diogo, ambos no segundo tempo, nesta quarta (9). O resultado deixa o time de Poços de Caldas em quinto lugar, com nove pontos. Já a equipe de Patrocínio é a nona colocada, com quatro.

    No Parque do Sabiá, Uberlândia e Villa Nova não saíram do 0 a 0. O time da casa perdeu um pênalti com Lucas Coelho no primeiro tempo, ficando em situação complicada na etapa final, quando Eduardo Thuram foi expulso. O Uberlândia, assim, chegou aos cinco pontos, em oitavo lugar. Já o Villa está com quatro, na 11ª posição, abrindo a zona de rebaixamento.

    Próxima rodada

    A sexta das 11 rodadas do Mineiro será disputada no fim de semana. No sábado (12), os jogos serão: Athletic x Patrocinense (15h), América x Atlético (16h30), Tombense x Cruzeiro (19h) e Democrata x Uberlândia (20h). No domingo (13), a Caldense receberá o Pouso Alegre às 11h e o Villa Nova duelará com a URT, em Nova Lima, a partir das 16h.