Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA vencem Irã e avançam para as oitavas da Copa do Mundo

    Único gol do jogo veio do pé direito de Pulisic; na próxima fase, os EUA enfrentam a Holanda

    Christian Pulisic marca o gol dos Estados Unidos contra o Irã pela Copa do Mundo no Catar
    Christian Pulisic marca o gol dos Estados Unidos contra o Irã pela Copa do Mundo no Catar Reprodução/USMNT

    Henrique Sales Barrosda CNN

    Em São Paulo

    Os Estados Unidos venceram o Irã por 1 a 0 em jogo válido pelo grupo B da Copa do Mundo no Catar e avançaram para as oitavas de final do torneio. A Inglaterra, outra integrante do grupo, também avançou ao vencer o País de Gales por 3 a 0 em jogo ocorrido simultaneamente.

    Em um duelo marcado no pré-jogo pela tensão decorrente do conflito diplomático entre as duas nações e pelas questões despertadas pelos protestos que tomaram as ruas do Irã nos últimos meses após a morte de uma jovem sob custódia policial por causa de sua vestimenta, o único gol da partida veio aos 40 minutos do primeiro tempo.

    Tylor Adams passou à esquerda para Weston McKennie, que levantou a bola na area para Sergiño Dest, que cabeceou baixo em direção à pequena área e, lá, encontrou a perna direita de Christian Pulisic, que abriu o placar.

    Veja o que aconteceu no jogo e estatísticas

    O gol de Pulisic veio em um momento de domínio absoluto dos EUA. Em cenário confortável - se ao menos empatassem, avançariam de fase -, os asiáticos iniciaram o jogo se defendendo e buscando contra-ataques, enquanto os americanos ditaram o ritmo do jogo, controlando mais a posse de bola.

    Com o Irã tendo dificuldades para manter a posse quando recuperava a bola, o domínio americano começou a ficar ainda mais clarividente, com os EUA buscando chegar ao gol defendido por Alireza Beiranvand especialmente com bolas aéreas - e com uma bola lançada e uma assistência de cabeça, saiu o gol dos Estados Unidos.

    No segundo tempo, a partida voltou mais equilibrada, com o Irã buscando mais o jogo e contando com a boa entrada de Saman Ghoddos, que substituiu o atacante Sardar Azmoun no intervalo. Mesmo assim, o placar se manteve e os Estados Unidos, suportando a pressão nos minutos finais, avançaram para as oitavas.

    Como se classificaram no segundo lugar do grupo B, os Estados Unidos enfrentam a seleção da Holanda pelas oitavas no sábado (3), ao 12h (horário de Brasília). Já a Inglaterra, que ficou à frente, duela contra a equipe de Senegal, no domingo, às 16h.

    Copa do Mundo 2022

    Acompanhe o resultado dos jogos!