Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como a Seleção Brasileira de 1982 se tornou uma das mais queridas da história

    Equipe que entrou para a história acabou eliminada na segunda fase da Copa de 1982, após derrota para a Itália

    Elenco da Seleção Brasileira que participou da Copa de 1982
    Elenco da Seleção Brasileira que participou da Copa de 1982 Photo by Alessandro Sabattini/Getty Images

    Matias Grezda CNN

    em Espanhol

    Toda vez que Sócrates entrava em campo, todos os olhos estavam voltados para o homem que chamavam de “Doutor”.

    Além de ser um jogador de futebol extremamente talentoso (sua habilidade técnica hipnotizante, força e pernas magras o tornavam uma maravilha de se assistir), ele também era um homem excepcionalmente inteligente, formando-se em medicina pela Universidade de São Paulo no início de sua carreira.

    O apelido de “Doutor Sócrates” ficou com ele, embora suas práticas não fossem convencionais; ele era conhecido por gostar de fumar e beber, mas seus vícios nunca pareciam impedí-lo em campo.

    Ele também foi capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, muito antes da TV a cabo e o streaming disponibilizarem todos os jogos de futebol e dados dos jogadores. As seleções e seus craques eram um mistério chegando a uma Copa do Mundo, com a seleção e suas estrelas tendo uma qualidade quase mística.

    Quando o Brasil entrou em campo para o primeiro jogo na Espanha em 1982, contra a União Soviética, resplandecente com aquele famoso uniforme amarelo e azul canário, poucos torcedores sabiam o que esperar.