Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Morre João Luiz Ribeiro, primeiro ginasta do Brasil em Jogos Olímpicos

    João integrou equipe brasileira que conquistou a primeira medalha da modalidade em Jogos Pan-Americanos e disputou a Olimpíada de Moscou, em 1980

    João Luiz Ribeiro durante volta com tocha nos Jogos Olímpicos do Brasil
    João Luiz Ribeiro durante volta com tocha nos Jogos Olímpicos do Brasil Divulgação/ CBG

    Pedro Leiteda Itatiaia

    Morreu João Luiz Ribeiro, o primeiro atleta a representar a ginástica artística do Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos. Ele integrou a equipe brasileira que conquistou a primeira medalha da modalidade em Jogos Pan-Americanos e disputou a Olimpíada de Moscou, em 1980. Ribeiro tinha 64 anos. A causa da morte não foi divulgada.

     

    Nascido em São Joaquim (SC), o ginasta começou a carreira na Sogipa, em Porto Alegre. Ele treinava basquete, mas passou a experimentar os aparelhos de ginástica do clube. Ao se destacar nas competições da modalidade, Ribeiro foi convidado a treinar no Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro, e depois no Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo.

    Em 1979, João Luiz Ribeiro foi aos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Junto da equipe brasileira, ele conquistou a primeira medalha da modalidade na competição, o bronze. Além disso, no Mundial de Fort Worth, no Texas, no mesmo ano, Ribeiro tornou-se o segundo ginasta brasileiro a tirar o brevê conferido pela Federação Internacional de Ginástica, uma honraria dada apenas a quem passava da média 9 em grandes competições.

    No ano seguinte, Ribeiro disputou os Jogos Olímpicos de Moscou, na Rússia. Ele terminou a disputa individual geral na 64ª posição. Nos aparelhos, a melhor posição foi o 53º lugar no solo. Assim, Ribeiro tornou-se o primeiro ginasta brasileiro numa edição dos Jogos Olímpicos, ao lado de Cláudia Costa.

    Depois de se aposentar, Ribeiro foi morar nos Estados Unidos, onde viveu por quase 50 anos, e teve duas academias de ginástica artística, em Nova Jersey, onde chegou a atender 800 crianças.

    Em 2020, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) relembrou a conquista do Pan de 1979. Na época, Ribeiro relembrou a medalha do bronze: “Nosso esporte é individual, mas soubemos dar força um ao outro, e isso foi determinante. Mais de 50% da ginástica é mental”.

    A CBG e o Comitê Olímpico do Brasil lamentaram a morte do ex-ginasta. “É com o mais profundo pesar que o Comitê Olímpico do Brasil lamenta a morte de João Luiz Ribeiro, primeiro atleta a representar a ginástica artística do Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos, aos 64 anos”, registrou o COB.

    “É com extremo pesar que a Confederação Brasileira de Ginástica recebe a informação do falecimento de João Luiz Ribeiro. Com um currículo vasto e vitorioso, o João, que morava nos Estados Unidos há muitos anos, foi o primeiro brasileiro a representar a Ginástica Artística do Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos (1980). Desejamos conforto à família e aos amigos neste momento difícil”, comentou a CBG.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original