Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Relembre a carreira de Sir Bobby Charlton, ídolo inglês que morreu aos 86 anos

    Falecimento do ex-jogador foi comunicado na manhã deste sábado (21)

    Divulgação/Manchester United via Getty Images

    Leonardo Parrelada Itatiaia

    O futebol inglês perdeu um ídolo na manhã deste sábado (21). Sir Bobby Charlton, ex-jogador do Manchester United e da Inglaterra, morreu aos 86 anos. Sir Bobby sofria com quadro de demência desde 2020. A morte foi informada, em nota, pela família do ex-atleta.

    Bobby Charlton é cria das categorias de base do Manchester United e chegou ao time profissional em 1954, conquistando o título do Campeonato Inglês em sua segunda temporada pelo clube. Foram 758 jogos e 249 gols marcados. Uma das arquibancadas do Old Trafford, estádio do Manchester United, é nomeada em homenagem ao ex-jogador.

    Ficou no Manchester United de 1954 até 1973. Neste período, foi tricampeão do Campeonato Inglês. Conquistou também quatro títulos da Supercopa da Inglaterra, um da Copa da Inglaterra, e uma Liga dos Campeões, na temporada 1967/68.

    Em 1958, esteve presente em uma das maiores tragédias do esporte. O avião fretado pelo Manchester United caiu e culminou com a morte de oito jogadores da equipe principal. Bobby ficou gravemente ferido, mas demorou apenas três meses para se recuperar e voltar a campo. Jogou ainda por Preston North End-ING e Waterford United-IRL, aposentando-se em 1975.

    Teve sucesso também na Seleção Inglesa. Foi convocado pela primeira vez em 1958, na vitória por 4 a 0 sobre a Escócia no Campeonato Britânico de Nações. Seus primeiros gols foram no jogo seguinte, no triunfo sobre Portugal por 2 a 1, no emblemático estádio Wembley.

    Esteve presente na Copa do Mundo de 1958, mas acabou não atuando. Disputou também os Mundiais de 1962, de 1966, quando liderou a Inglaterra ao seu único título até hoje, e de 1970.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas