Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tom Brady confirma aposentadoria da NFL

    Quarterback, que jogava pelo Tampa Bay Buccaneers, anunciou decisão no Twitter; ele é o jogador com maior número de títulos na história do futebol americano

    Tom Brady em ação pelo Tampa Bay Buccaneers na primeira rodada da temporada 2021 da NFL
    Tom Brady em ação pelo Tampa Bay Buccaneers na primeira rodada da temporada 2021 da NFL Matt May/Tampa Bay Buccaneers (9.set.2021)

    Murillo Ferrarida CNN*

    Em São Paulo

    O quarterback Tom Brady confirmou nesta terça-feira (1º) que se aposentará da National Football League (NFL), a liga de futebol americano dos EUA, depois de 22 anos de carreira.

    A notícia havia sido antecipada no sábado (29) pela própria liga em mensagem publicada nas redes sociais, mas o atleta ainda não tinha se pronunciado a respeito.

    Em mensagem publicada em sua conta no Twitter, Brady – que jogava pelo Tampa Bay Buccaneers – disse se tratar de uma decisão difícil de ser tomada e comunicada.

    “Isso é algo difícil para eu escrever, mas vamos lá: não vou fazer o comprometimento competitivo [necessário para jogar em alto nível] novamente”, disse Brady. “Eu amei minha carreira na NFL e agora é o momento de focar meu tempo e energia em outras coisas que requerem minha atenção.”

    Na sequência de mensagens, em que agradeceu seus companheiros, dirigentes e funcionários dos Buccaneers, além da cidade de Tampa, no estado da Flórida, e de outras pessoas envolvidas em sua carreira, o atleta também expressou seu amor pela família.

    “Eu nunca poderia ter esperado receber o tempo e energia que vocês me deram nos últimos 30 anos no football. Nunca poderei retribuir o suficiente. Então, saibam que eu amo muito vocês.”

    Ele também publicou uma mensagem direcionada para sua mulher, a ex-modelo brasileira Gisele Bündchen, e para os filhos Jack, Benny e Vivi.

    “Vocês são minha inspiração. Nossa família é minha maior conquista. Eu sempre saí dos gramados e voltei para casa onde tinha a esposa mais amável e apoiadora e que fez TUDO para nossa família de forma a me permitir atingir novas conquistas profissionais – e não há palavras para expressar o que você significa para mim e nossa família”, escreveu.

    “Te amo, amor da minha vida”, disse Brady, com uma mensagem em português para Gisele.

    Carreira de sucesso

    Com 44 anos, Brady é o jogador com maior número de títulos na história do futebol americano. Entre seus sete títulos do Super Bowl, seis foram com o New England Patriots e um com o Tampa Bay Buccaneers.

    Brady foi eleito cinco vezes MVP (jogador mais valioso, na sigla em inglês) do Super Bowl, três vezes MVP da temporada regular e duas vezes Jogador Ofensivo do Ano na NFL. Ele ainda foi 15 vezes indicado para o Pro Bowl, seis vezes para o All Pro (termo usado para formar uma “seleção da temporada”) e acumula 243 vitórias na carreira.

    Além dos títulos, Brady também acumula os seguintes recordes:

    • Mais jardas aéreas na carreira: 84.520
    • Mais passes para touchdown na carreira: 624
    • Mais vitórias por um quarterback: 243
    • Mais passes completos na carreira: 7.263

    “Futuro animador”

    Sobre o que planeja fazer fora dos gramados da NFL, Brady disse estar animado para os próximos passos em projetos e empresas dos quais ele faz parte.

    “O futuro é animador. Sou felizardo por ter cofundado empresas incríveis como @autograph.io, @bradybrand e @tb12sports que estou empolgado para ajudar a crescer, mas como meus dias serão ainda é algo que está em definição”, tuitou.

    “Vou decidir no dia a dia. Mas sei que quero passar muito tempo me dedicando aos outros e tentando enriquecer as vidas de outras pessoas tanto quanto fizeram por mim.”

    *Com informações de Artur Nicoceli e Douglas Porto, da CNN, em São Paulo