Onda gigante em 3D 'quebra' sobre cabeças em movimentado bairro de Seul

A ilusão faz com que a onda quebre e volte antes de colidir com a superfície da tela, dando a sensação aos pedestres de estar diante de um grande tanque

Karina Tsui, da CNN
25 de maio de 2020 às 07:16 | Atualizado 25 de maio de 2020 às 08:34

Uma onda gigante compõe o maior outdoor digital da Coreia do Sul, a fachada em LED do edifício SMTown COEX, em Seulco. A ilusão anamórfica faz com que a onda quebre e volte antes de se chocar com a superfície da tela, dando a sensação, em quem assiste, de estar diante (ou embaixo) de um grande tanque.

Aparecendo por exatamente um minuto a cada hora, a simulação é tão realista que dá a impressão de que a água está prestes a cair sobre as cabeças dos que passam nesse movimentado quarteirão comercial em Gangnam.

Intitulado "WAVE", o projeto foi desenhado pela d'strict, empresa especializada no uso de tecnologia imersiva para criar arte pública. Foram quatro meses de execução (incluindo três meses de trabalho de design digital) até garantir que a onda atingisse o efeito desejado.

“Queremos criar experiências deslumbrantes", disse Jun Lee, diretor de desenvolvimento de negócios da d'strict. “As ondas já são bonitas e dinâmicas por si, mas nós as escolhemos como nosso tema porque também evocam uma sensação de conforto – o que todos precisam muito agora."

Nas mídias sociais, houve uma divisão sobre ela ser, de fato, relaxante ou, ao contrário, estressante. Um usuário comparou a instalação com o interior de uma máquina de lavar. Outro disse que ela parecia um "mar em quarentena".

Com 80 por 20 metros, a tela é uma plataforma famosa na cidade para anúncios de marcas, vídeos de K-pop e, mais recentemente, instalações de arte digital.

Leia também:

Paralisação da indústria do audiovisual pode causar mudanças no setor

Reina Sofia se prepara para reabrir: 'precisamos de arte em tempos de crise'

O projeto criativo é o mais recente do portfólio da d'strict, que inclui peças comerciais e instalações externas para clientes como Samsung e LG.

Neste verão coreano, o d'strict deverá lançar um parque temático em ambiente fechado inspirado em arte e tecnologia na Ilha de Jeju, com teatro holográfico e outros espaços anamórficos.