Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Entre Mundos conversa com defensores dos cogumelos alucinógenos nos EUA

    Pedro Andrade entrevista usuários, produtores e ativistas; substância psicodélica é legalizada em algumas cidades americanas

    CNN

    Ouvir notícia

    Denver, no Colorado, foi a primeira cidade americana a descriminalizar a psilocibina, a substância alucinatória presente nos cogumelos “mágicos”, no ano de 2019. De lá para cá, plebiscitos em outras cidades do Oeste americano, como Oakland e Santa Cruz, na Califórnia, foram no mesmo caminho.

    No episódio deste domingo (7) do Entre Mundos, Pedro Andrade conversa com usuários, produtores e ativistas ligados aos cogumelos alucinógenos nos EUA.

    De modo geral, e não apenas sobre aqueles ligados às experiências psicodélicas, o “cogumelo é o fruto de um organismo maior que se parece com o mofo. E esse organismo se chama micélio”, explica o produtor de cogumelos Zachary Hedstrom.

    Além da função recreativa dos cogumelos alucinógenos, há uma corrente que defende seu uso medicinal.

    Um desses defensores é Allan Floyd, que passou a consumir esse tipo de cogumelos após desenvolver distúrbio pós-traumático e ansiedade face à morte, quando foi diagnosticado com uma doença terminal, há mais de uma década.

    Na época, os médicos estimaram seu tempo de vida em 25 meses. Diante de sua condição mental, Floyd foi informado pelos profissionais que, com o seu diagnóstico, uma lei federal permitia o uso de alguns psicodélicos, incluindo a psilocibina.

    Depois que passou a consumi-la, “de alguma maneira, pelo menos comigo, fez com que meu cérebro percebesse a mudança e fez meu humor melhorar mil por cento”, relata Floyd.

    O rabino Benjamin Gorelick também defende a legalização dos cogumelos. Segundo ele, sua experiência com os frutos foi responsável por fazê-lo retomar suas crenças religiosas.

    “Mesmo sendo criado em uma comunidade religiosa, eu nunca havia tido uma verdadeira experiência divina, e acho que a maioria das pessoas nunca teve isso. Mas quando experimentei cogumelos pela primeira vez, eu estava em um apartamento em Denver com um amigo, estávamos deitados na cama e eu podia ver e sentir tudo aquilo”, relembra.

    Entre Mundos é exibido todos os domingos às 21h na CNN e nas plataformas digitais.

    Mais Recentes da CNN