Pintura de Bowie comprada por 5 dólares canadenses será vendida por milhares

O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de uma série de aproximadamente 47 obras que Bowie criou entre 1995 e 1997

Pintura de David Bowie, da série DHead, que foi comprada em aterro sanitário por 5 dólares canadenses
Pintura de David Bowie, da série DHead, que foi comprada em aterro sanitário por 5 dólares canadenses Foto: Cowley Abbott

David Williams, da CNN

Ouvir notícia

Uma pintura feita pelo ícone do rock David Bowie deve ser vendida por milhares de dólares em um leilão de arte na internet após ser comprada por pouco dinheiro em um centro de doações em um aterro sanitário de Ontário, no Canadá.

O retrato, intitulado “DHead XLVI”, faz parte de uma série de aproximadamente 47 obras que Bowie criou entre 1995 e 1997, de acordo com Rob Cowley, presidente da Cowley Abbott, responsável pelo leilão.

A peça tem a assinatura de Bowie no verso da tela de 9,75 x 8 polegadas, junto com uma etiqueta com seu nome, a data de 1997 e uma descrição da pintura como “acrílico e colagem de computador sobre tela”. Também havia um selo de uma empresa de molduras de Londres que Cowley afirmou que Bowie e outros músicos famosos frequentavam antes de fechar as portas.

Cowley disse à CNN que o vendedor, que não foi identificado, pagou US $ 5 canadenses (cerca de R$ 20,58) pela pintura no verão passado em um centro de doações em um aterro sanitário em South River, que fica cerca de três horas ao norte de Toronto.

Ele não é um colecionador de arte e apenas gostou da pintura, Cowley disse.

“A pintura em si chamou a atenção dele”, disse Cowley. “Ele achou que era uma pintura interessante antes de a virar e ver as etiquetas no verso.”

Cowley disse que o vendedor os contatou sobre a pintura em novembro e eles começaram a trabalhar para autenticar a obra.

Além da pesquisa online, eles contataram o especialista Andy Peters, que coleciona autógrafos de Bowie desde 1978 e começou a autenticar sua assinatura após a morte do cantor em 2016 em decorrência de um câncer, em um esforço para combater a enxurrada de falsificações que estavam disponíveis para venda.

“Quando vi a pintura pela primeira vez, soube imediatamente o que era”, disse Peters à CNN por e-mail.

Ele disse que se lembrava de ter sido vendido em um site de arte Bowie, agora extinto, no início dos anos 2000.

“Eu não precisava ver o autógrafo atrás porque eu sabia, mas obviamente a assinatura selou o negócio”, disse Peters.

“A confusão reside no fato de que ele mudou tanto sua assinatura durante seus 55 anos de carreira, mas há certas nuances em cada autógrafo que os falsificadores não conseguem replicar.”

Cowley disse que Bowie pintou amigos, família e outros músicos para a série DHead, e até fez alguns autorretratos, mas não identificou seus personagens.

“Nesse caso, até mesmo o gênero é difícil de discernir porque não tem nenhuma característica facial além do perfil lateral”, disse Cowley. “É um retrato impressionante, mas é muito difícil dizer exatamente quem pode ser.”

Esperava-se que a pintura atingisse uma estimativa de 9.000 a 12.000 dólares canadenses (entre 37.000 e 49.000 reais), mas ultrapassou esse preço no primeiro dia da venda. O leilão termina em 24 de junho.

Em 2018, a casa de leilões Christie’s vendeu outra pintura da série por 27.500 dólares americanos.

(Texto traduzido. Leia o original em inglês.)

Mais Recentes da CNN