Pete Buttigieg desiste da corrida presidencial nos EUA


02 de Março de 2020 às 05:43 | Atualizado 02 de Março de 2020 às 17:06
Pete Buttigieg discursa em South Bend (Indiana)

Pete Buttigieg discursa em South Bend (Indiana) para anunciar desistência na corrida democrata para a Presidência dos EUA (01.mar.2020)

Crédito: Pete Buttigieg/ Reprodução

Pete Buttigieg anunciou oficialmente, na noite deste domingo (1), sua desistência em participar da corrida do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos. O ex-prefeito de South Bend (Indiana), desconhecido do público até o início de 2020, tomou a decisão após revés nas primárias de Carolina do Sul, realizadas neste fim de semana - votação na qual viu sua candidatura ser ultrapassada pela de Joe Biden na disputa interna do partido.  

“Hoje à noite estou tomando a difícil decisão de suspender minha campanha pela Presidência", disse Buttigieg, em discurso marcado às pressas em South Bend. O candidato declarou que o caminho “se estreitou” para sua campanha e não declarou apoio a nenhum outro pré-candidato, mas afirmou que fará “tudo ao alcance” para eleger o presidenciável que representar os Democratas nas eleições.

A corrida de Buttigieg foi histórica. Ele é o primeiro homem abertamente homossexual a lançar uma campanha competitiva para presidente e surpreendeu no início da campanha, quando conseguiu expressiva aprovação nas primárias de Iowa e New Hampshire, em janeiro. Nas votações seguintes, porém, seu nome perdeu força, especialmente em relação às candidaturas de Joe Biden e Bernie Sanders .

O político de South Bend abandona o pleito a dois dias da Superterça, quando o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg também entrará na disputa democrata. Na noite de sábado, também após resultado negativo nas primárias da Carolina do Sul, o ambientalista Tom Steyer também deixou a corrida presidencial

O Partido Democrata definirá em convenção nacional, entre os dias 13 e 16 julho, quem será o candidato da legenda nas eleições presidenciais, marcadas para 3 de novembro.