"Trump percebeu que Biden é o real inimigo", avalia professor


Da CNN Brasil, em São Paulo
04 de março de 2020 às 10:41 | Atualizado 04 de março de 2020 às 15:11
O presidente Donald Trump (25.fev.2020)

Crédito: REUTERS/Al Drago (25.fev.2020)

Professor de relações internacionais e de economia da ESPM, Leonardo Trevisan afirmou nesta quarta-feira (4) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que é candidato à reeleição, sabia desde início que deveria atacar Joe Biden, por considerá-lo o verdadeiro inimigo na disputa pela Casa Branca.

"Trump fez uma leitura disso lá trás e percebeu quem, de fato, era o inimigo", avaliou o professor durante participação no CNN Novo Dia. "Ele não estava tão caracterizado para nós como estava para o Trump, de que o inimigo real era quem tem o controle partidário da máquina e uma certa expressão do corpo político dos democratas", completa.

Com isso, o professor avalia que Trump sabia o que estava fazendo ao "contaminar" candidatura do Biden. "Ele percebeu, já intuía, que o candidato forte mesmo dos democratas - não só da cúpula, mas da grande expressão moderada norte-americana - seria Biden", explica. 

"A posição mais moderada se reorganizou, ajeitou e concentrou toda sua força no candidato Biden, o que leva a gente a fazer uma observação curiosa: o Trump tinha razão", explica.

Superterça

O pré-candidato democrata Biden saiu na frente em pelo menos nove dos 14 estados americanos que tiveram prévias na Superterça. Bernie Sanders ficou logo atrás, com vitória em pelo menos três estados.

Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama, saiu vitorioso na Virgínia, Carolina do Norte e em estados do sul do país, como Alabama, Oklahoma e Tennessee, de acordo com projeções da CNN. 

Sanders levou nos estados do Colorado, Utah, Vermont e lidera a disputa na Califórnia, o estado com o maior número de delegados. No total, são 1.357 delegados em jogo na Superterça, sendo que são necessários 1.991 para conquistar a indicação do partido democrata à eleição, que acontece em 3 novembro.