Trump anuncia que EUA e Canadá fecharão fronteiras para conter coronavírus


Da CNN
18 de março de 2020 às 11:50
Fronteira entre EUA e Canadá em Lacolle, Quebec

Fronteira entre EUA e Canadá em Lacolle, Quebec

Foto: Christinne Muschi - 13.fev.2017/ Reuters

Os Estados Unidos e o Canadá vão manter as fronteiras entre eles fechadas ao tráfego que não seja essencial, em meio à pandemia do novo coronavírus. Donald Trump divulgou a decisão nesta quarta-feira (18) no perfil que mantém no Twitter.

“Por consenso mútuo, fechamos temporariamente nossas fronteiras com o Canadá ao tráfego não essencial. O comércio não será afetado. Detalhes a seguir”, escreveu Trump.

Os governos dos EUA e do Canadá estão preparando um comunicado oficial, que será divulgado entre hoje e amanhã, segundo um funcionário do governo americano.

O acordo ainda não foi finalizado e os membros dos governos tentam determinar o que seria considerado “tráfego não essencial”. Parte das discussões envolve os tipos de veículos e indivíduos que poderão viajar entre EUA e Canadá e por qual motivo.

Leia também:

Por que a Itália soma tantas mortes a mais que a Coreia do Sul por coronavírus

O funcionário destacou que as novas restrições vão garantir que os negócios e o comércio entre os dois países possam continuar. Diferente das restrições de viagens dos EUA com relação à Europa e à China, este acordo está sendo decidido mutuamente entre os dois países. “Os canadenses têm sido nossos amigos ao longo desta e de muitas outras crises, e eles continuam sendo honestos”, afirmou o funcionário.