Rússia registra mais de 11 mil casos de coronavírus hoje e total vai a 221,3 mil

País é o quarto do mundo com mais pessoas infectadas, atrás apenas de Estados Unidos, Espanha e Reino Unido

Mary Ilyushina, da CNN
11 de maio de 2020 às 13:04
Policial patrulha a Praça Vermelha, em Moscou
Foto: Maxim Shemetov - 31.mar.2020/Reuters

A Rússia registrou mais 11.656 casos do novo coronavírus nesta segunda-feira (11), elevando o total de infectados no país para 221.344. Com isso, a Rússia é agora o quarto país do mundo com mais casos confirmados de Covid-19, atrás apenas de Estados Unidos, Espanha e Reino Unido, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. 

Moscou é a cidade mais atingida pela pandemia, com 115.909 pessoas infectadas. Com a pandemia, a capital russa viu sua taxa de mortalidade aumentar no mês passado, com 11.846 certificados de óbito. O número representa um aumento de 20% em relação à média de mortes registradas nesse mês nos últimos dez anos (9.866).

Assista e leia também:
Rússia ultrapassa Alemanha e França em casos de coronavírus
Rússia tem 10.000 novos casos de COVID-19, e problemas de Putin se acumulam

De todas as mortes registradas em abril, apenas 658 estão relacionadas ao novo coronavírus. Em todo o país, são pouco mais de 2 mil mortos pela doença. Alguns críticos e especialistas afirmam que a taxa de mortalidade relativamente baixa indica que os números oficiais de mortes causadas pelo novo coronavírus estão subestimados na Rússia.

Muitos países estão utilizando estatísticas de mortalidade por diversas causas para entender melhor o impacto da doença, como mortes por complicações da Covid-19 ou fatos indiretos de morte, como aqueles causados por ambulâncias ou hospitais lotados.