Brasileiro se recupera da Covid-19 depois de um mês na UTI nos Estados Unidos

A Covid-19 fez a vida de Vinnie mudar completamente. Ele perdeu 15 quilos e ficou sem fôlego para falar e se movimentar

Núria Saldanha, da CNN, em Washington
18 de maio de 2020 às 23:44 | Atualizado 19 de maio de 2020 às 16:23

Chegar em casa foi um alívio, mas o brasileiro que mora em Rockville, no estado de Maryland, a 20 quilômetros de Washington, sabe que tem um longo período de recuperação pela frente. Vinnie Q. acaba de vencer a Covid-19 depois de passar mais de 30 dias no hospital, pelo menos 10 deles em coma. Ele comemora cada vitória, mas diz que vai ser difícil esquecer os impactos do novo coronavírus.

"O meu dia é basicamente tomar remédio, eu tô com um catéter aqui que injeta remédio 24 horas no meu corpo. E isso sem contar que eu vou ficar em casa, por pelo menos três meses, sem poder trabalhar e prover para a minha família" - lamenta ele.

Diabético, Vinnie sabia que era parte do grupo de risco da doença, e tentou se proteger. Trabalhava como entregador em um aplicativo de compras usando máscaras e luvas desde o início de março, quando o surto ganhou força nos Estados Unidos. Mesmo assim foi contaminado pelo vírus.

"Apesar de tomar os cuidados, eu ia na farmácia, no supermercado, então é difícil dizer [como fui infectado], e as pessoas não estavam respeitando tanto a distância do isolamento como estão agora" - lembra ele.

O coronavírus fez a vida de Vinnie mudar completamente. Emagreceu 15 quilos, perdeu o fôlego para falar e se movimentar. Quebrou dentes por causa do respirador, voltou do hospital com remédios para o coração e para um coágulo, problemas que não tinha antes da Covid-19. Mas ele conseguiu sobreviver e agora luta para retomar a vida. O acompanhamento médico é feito de forma virtual e com visitas semanais de uma enfermeira.

Por questões de segurança, ele passa por um período de quarentena dentro da própria casa, mantendo distância da esposa e da filha. Mas quando o isolamento terminar, Vinnie já sabe a primeira coisa que vai fazer:

"Eu vou sentar com a minha filha e a gente vai assistir um filme. Agora é o momento de focar nas coisas simples. E o que que são as coisas simples? São as coisas que você tem e nem percebe."

Vinnie Q, brasileiro que mora no Estados Unidos, comemora após receber alta da Covid-19 em hospital dos Estados Unidos (18.mai.2020)
Foto: CNN Brasil