Virgínia Ocidental, nos EUA, elege primeira parlamentar transexual

Rosemary Ketchum, de 26 anos, focou sua campanha em moradias populares e dependência de opioides

Leah Asmelash, da CNN
11 de junho de 2020 às 08:50
Rosemary Ketchum, de 26 anos, focou sua campanha em moradias populares e dependência de opioides
Foto: Ketchum for Council / Facebook

Rosemary Ketchum ganhou uma cadeira na Câmara Municipal da cidade de Wheeling, na Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, e se tornou a primeira parlamentar abertamente transexual eleita no estado.

Aos 26 anos, Ketchum foi eleita com uma campanha voltada para moradias populares e para políticas de combate à dependência de opioides.

“Estou incrivelmente grata por conseguir a oportunidade de representar a minha cidade”, disse ela em um depoimento à CNN

“Espero que essa eleição nos ajude a virar a chave na Virgínia Ocidental para que possamos abraçar o poder da cultura, da diversidade e da representatividade na política. Concorri a esse cargo porque acredito que o trabalho de um parlamentar eleito é refletir os valores da sua comunidade nas ações de seu líder, e é isso que estou animada para fazer.”

Ketchum faz parte do conselho da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) da Virgínia Ocidental e é membro da Comissão de Direitos Humanos de Wheeling. Ela também é diretora associada da NAMI of Greater Wheeling, um braço da Aliança Nacional para Doentes Mentais dos EUA.

Comunidade LGBTQ comemora

A vitória de Ketchum foi celebrada pelo LGBTQ Victory Fund (comitê de ação política que visa aumentar o número de funcionários públicos LGBTQ nos EUA), que disse no Twitter que se trata de um momento histórico. A jovem entre 27 parlamentares trans eleitos em todo o país, segundo a organização.

A GLAAD, uma ONG dedicada a assuntos da comunidade LGBTQ+, também parabenizou Ketchum nas redes sociais. 

“Eu me sinto animada por representar inclusão”, afirmou ela a um jornal local em junho de 2019, “mas não estou focando a minha campanha na minha identidade de gênero ou qualquer coisa parecida. Temos muitos problemas sistêmicos para resolver.”

Rosemary Ketchum, que anunciou sua candidatura em 2019, mora em Wheeling há cerca de dez anos.

(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês.)