EUA registram número recorde de casos do novo coronavírus em um dia

Johns Hopkins contou 39.972 casos no país na quinta - quebrando recorde de abril. Texas, Califórnia e Flórida, estados mais populosos, vivem escalada

Jay Croft, da CNN
26 de junho de 2020 às 00:45 | Atualizado 26 de junho de 2020 às 11:03

Os Estados Unidos registraram um número recorde de casos do novo coronavírus contabilizados em um único dia, com 39.972 casos registrados nesta quinta-feira (25), segundo a Universidade Johns Hopkins.

O novo coronavírus infectou mais de 2,4 milhões de pessoas e matou mais de 124.000 nos Estados Unidos.

O total desta quinta-feira supera a alta anterior de 24 de abril, quando 36.291 novos casos do novo coronavírus foram relatados em todo o país.

Enquanto isso, à medida que os números de coronavírus disparam, alguns estados estão voltando atrás na flexibilização de restrições. O governador do Texas, Greg Abbott, interrompeu outras fases para reabrir o estado na quinta-feira e emitiu uma ordem para garantir a disponibilidade de leitos hospitalares para pacientes do Covid-19.

As medidas de Abbott ocorreram quando seu estado, Califórnia e Flórida - os três mais populosos - estabeleceram recordes diários para novos casos de coronavírus diariamente, em meio a temores de surtos "apocalípticos" nas principais cidades do Texas, se a tendência continuar.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, também indicou que seu estado não estaria se movendo para relaxar as atuais restrições.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou uma emergência orçamentária para liberar US$ 16 bilhões para combater a pandemia, segundo comunicado de seu escritório.

O estado pode interromper a reabertura de sua economia - e até "voltar" - se as autoridades de saúde continuarem vendo aumentos de infecções e hospitalizações, sugeriu Newsom em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

E o chefe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA disse que o país conta apenas 10% das infecções pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19. Isso pode significar que até 20 milhões de americanos foram infectados.

Oficialmente, o novo coronavírus matou pelo menos 122.481 pessoas e infectou mais de 2,4 milhões em todo o país, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

A Flórida e o Texas anunciaram quarta-feira que haviam registrado mais de 5.000 novos casos de Covid-19 no dia anterior, um novo recorde diário. A Califórnia registrou mais de 7.000 casos, destruindo um recorde atingido no dia anterior.

Os hospitais da Califórnia registraram um aumento de 32% nos pacientes com o novo coronavírus nos últimos 14 dias, atingindo um nível recorde desde o início da pandemia, disse Newsom. O número de pacientes em unidades de terapia intensiva atingiu um recorde após aumentar 19% nas últimas duas semanas.

A Flórida passou 5.000 novamente na quinta-feira, de acordo com novos dados do estado.

Flórida, Texas e Califórnia respondem por 27,4% dos 328 milhões de pessoas que vivem nos EUA, de acordo com as últimas estimativas do US Census Bureau.