Ataque à Bolsa de Valores do Paquistão deixa mortos


Sophia Saifi, da CNN
29 de junho de 2020 às 04:35 | Atualizado 29 de junho de 2020 às 04:50
Fachada da Bolsa de Valores do Paquistão, em Karachi

Fachada da Bolsa de Valores do Paquistão, em Karachi

Foto: Bolsa de Valores do Paquistão/ Reprodução/ Facebook

Pelo menos cinco pessoas morreram após disparos no prédio da Bolsa de Valores do Paquistão, em Karachi, segundo autoridades de resgate afirmaram nesta segunda-feira (29).

Policiais e oficiais de segurança estão entre os mortos confirmados, de acordo com Mohammad Azeem, funcionário do centro de resgate de Edhi, um importante serviço de caridade local.

O resgate segue em andamento, disse Azeem.

Um vídeo mostra barricadas fora da bolsa de valores em Karachi após o ataque, de acordo com a afiliada da CNN, Geo News.

Abid Ali, diretor da Bolsa de Valores do Paquistão, disse em uma entrevista à Geo News que quatro pessoas entraram no complexo e começaram a atirar, mas foram mortos pelas forças de segurança.

"Havia quatro pessoas que vieram do estacionamento, jogaram uma granada na entrada principal da KSE (bolsa de valores) e começaram a atirar indiscriminadamente", disse Ali.

"Eles usavam um uniforme que parecia da polícia. Todos os quatro foram mortos e a situação está atualmente sob controle".

Um tuíte da página oficial da Bolsa de Valores do Paquistão disse: "a situação ainda está se desenrolando e a administração, com a ajuda das forças de segurança, está gerenciando a segurança e controlando a situação", afirmou.

"Iremos emitir uma declaração mais detalhada oportuna assim que a situação estiver sob controle e mais detalhes forem conhecidos. Por enquanto, os disparos cessaram e os reforços estão em vigor", dizia o tuíte.

A administração da Bolsa de Valores do Paquistão enviou uma mensagem dizendo que guardas haviam entrado no complexo e que "quatro terroristas" estavam mortos.

O governo disse aos trabalhadores dentro do prédio para ficarem nos andares mais altos e que "os guardas florestais vasculhariam o complexo e deixariam todos partirem de maneira ordenada".

A Bolsa de Valores do Paquistão em Karachi é a maior do país. Está localizado no centro financeiro da cidade, onde estão localizados todos os principais bancos e serviços financeiros e onde geralmente há uma forte presença de segurança.